Variedades

Escritor do Litoral de SP lança obra especial de Halloween em parceria com a MSP Estúdio

A obra, "Como Caçar um Fantasma?" a sétima publicada e a mais importante de sua carreira até então traz uma aventura fantasmagórica para toda a família com os personagens da Turma da Mônica em um dia de Halloween

Igor de Paiva

Publicado em 28/10/2025 às 20:10

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

No último domingo (26), o escritor da Baixada Santista Marcos Martinz lançou seu primeiro livro em parceria com a MSP Estúdios / Divulgação

Continua depois da publicidade

No último domingo (26), o escritor da Baixada Santista Marcos Martinz lançou seu primeiro livro em parceria com a MSP Estúdios.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A obra, “Como Caçar um Fantasma?” — a sétima publicada e a mais importante de sua carreira até então — traz uma aventura fantasmagórica para toda a família com os personagens da Turma da Mônica em um dia de Halloween.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Por que os quadrinhos ainda são a primeira leitura de milhões de crianças?

• Litoral de SP brilha em premiação nacional com obra que reinventou Centro Histórico

Com valores como amizade, coragem e trabalho em equipe, a obra “Como Caçar um Fantasma?”, publicada pela Editora Girassol, foi desenvolvida ao longo de um ano e meio, entre escrita, aprovações e ilustrações, segundo o autor Marcos Martinz, de 24 anos.

“Tem sido tudo muito divertido! Quando eu era criança, brincava no site ‘Máquina de Quadrinhos da Turma da Mônica’, que permitia aos usuários criar suas próprias histórias em quadrinhos com os personagens da Turminha. Se alguma história fazia sucesso, a equipe do Mauricio de Sousa podia selecioná-la para um gibi de verdade. O site funcionou de 2009 a 2013, e eu criei milhares de histórias. Nenhuma foi escolhida na época, e hoje, já adulto, estou lançando um livro em parceria com a MSP Estúdios. É a realização de um sonho, mais emocionante do que qualquer plano infalível do Cebolinha”, conta o escritor.

Continua depois da publicidade

No enredo, Mônica, Milena, Cebolinha, Cascão e Magali se preparam para brincar de “Gostosuras ou Travessuras?” no centrinho do bairro do Limoeiro, mas uma chuva atrapalha os planos. Restam apenas os lanchinhos preparados por Magali e filmes de terror em casa. Durante um susto da televisão, algo inesperado acontece, e a noite toma um rumo misterioso. É o início de uma aventura cheia de trapalhadas, surpresas e boas risadas, em que até os maiores sustos podem revelar algo surpreendente.

Marcos explica que a ideia do livro se conecta com seu estilo de criar universos “assustadoramente divertidos”. “Neste projeto, aprendemos a lidar com nossos medos por meio de uma narrativa criativa, com suspense que prende a atenção. Eu adorei escrever sobre um tema socioemocional junto com a Turma da Mônica”, comenta.

Para Marina Sousa, diretora-executiva da MSP Estúdios, o autor conseguiu captar com sensibilidade e bom humor o espírito da Turma. “É uma história divertida, com uma mensagem importante sobre coragem e amizade. O livro inspira o público a encarar os medos de forma leve e afetuosa”, afirma.

Continua depois da publicidade

Aproveite e leia também: Por que os quadrinhos ainda são a primeira leitura de milhões de crianças?

“Como Caçar um Fantasma?” está disponível no site da Amazon e nas principais livrarias do Brasil.

Autor

Para celebrar o novo livro, Marcos Martinz fará o lançamento oficial de “Como Caçar um Fantasma” no dia 26 de outubro, na livraria Martins Fontes da Avenida Paulista (nº 509), em São Paulo. O evento gratuito contará com uma sessão de autógrafos do autor e fotos com os fãs presentes.  

Continua depois da publicidade

Com 24 anos, Marcos Martinz é morador da Baixada Santista e sofreu de depressão em sua adolescência, utilizando a escrita como refúgio. Falando de forma leve sobre assuntos socioemocionais, como bullying, luto e lidar com seus medos, o autor se tornou um dos best-sellers da literatura recente.  

Apesar de jovem, Marcos é autor de 7 livros publicados, com destaque a "Até que a Morte nos Ampare", que ultrapassou a marca de 10 mil livros vendidos e ocupou o primeiro lugar na Amazon em vendas, e “Diário da Loira do Banheiro”, como mais vendido do selo editorial da Estrela Cultural nas Bienais do Livro de São Paulo (em 2024) e do Rio de Janeiro (em 2025). Seus livros estão inseridos nas salas de leitura de São Paulo, bibliotecas de Mongaguá, Santos e Praia Grande.  

Mais informações sobre o escritor podem ser obtidas em seu Instagram:  @eumarcosmartinz

Continua depois da publicidade

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software