Variedades

De Silvio Santos a Chorão: O Legado Cinematográfico de Santos

Com produções recentes sobre ícones da cultura brasileira, Santos reafirma sua vocação criativa e transforma ruas históricas em cinema de alto nível

Gabriel Fernandes

Publicado em 26/01/2026 às 06:40

Atualizado em 28/01/2026 às 09:45

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Paulo Vilhena em cena de 'O Magnata', que teve suas gravações acontecendo em Santos / Divulgação

Continua depois da publicidade

No decorrer dos últimos anos, Santos (que completa 480 anos nesta segunda-feira, 26) foi selecionada como cenário para diversas produções cinematográficas nacionais e até mesmo internacionais, seja na orla da praia, no Centro Histórico — por conta de o endereço ainda manter uma estrutura que lembra os anos 40 e 50 — ou até mesmo na área do Porto.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Isso fez com que, em 2015, a cidade passasse a integrar a Rede de Cidades Criativas da Unesco como "Cidade Criativa do Cinema", uma das únicas da América Latina e Caribe a serem credenciadas neste campo. Só que, nesse meio-tempo, vários filmes já foram gravados na cidade.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Silvio Santos ganha homenagem no litoral de SP e vira nome de escola pública

• Letra clássica de Chorão foi escrita em lugar inusitado: uma caixa de pizza

Relembrando, vamos começar por um dos casos menos conhecidos, que é do filme estadunidense de 2006, "12 Horas Até o Amanhecer", estrelado por Brendan Fraser, Alice Braga e Matheus Nachtergaele.

A produção foi filmada na região do Porto de Santos, na Rodovia dos Imigrantes e em diversas regiões da Grande São Paulo. A história gira em torno de pai e filho norte-americanos que são proprietários de uma casa de prostituição e se envolvem em sérios problemas.

Continua depois da publicidade

No caso das cinebiografias, Santos já serviu como cenário de narrativas sobre histórias como a de Adoniran Barbosa, cujo filme, "Saudosa Maloca", teve cenas gravadas no bonde turístico, no antigo Café Paulista, no bulevar da Rua XV de Novembro e na Rua do Comércio.

Já ambas as produções sobre Silvio Santos, "O Rei da TV" e "Silvio", tiveram cenas gravadas na Bolsa do Café e na região da Casa Azulejada para representarem a infância e a juventude do comunicador no Rio de Janeiro.

Enquanto isso, o músico Alexandre Magno Abrão, popularmente conhecido como Chorão, teve sua cinebiografia "Chorão - Só os Loucos Sabem" gravada durante o ano de 2025, na orla da praia santista e na região da Ponta da Praia. O lançamento segue previsto para 2026 nos cinemas brasileiros.

Continua depois da publicidade

Em vida, ele ainda foi responsável pelo roteiro de "O Magnata", lançado em 2007, que teve cenas gravadas nas regiões da Praça Palmares, no Chorão Skate Park e em diversos pontos de Santos. A produção, estrelada por Paulo Vilhena, também teve cenas na Grande São Paulo.

Santos Film Commission

Durante as gravações em Santos, as equipes e produtores dos filmes costumam contar com a Santos Film Commission, setor ligado à Secretaria de Cultura (Secult).

Criada pela Prefeitura em 2005, pelo Decreto nº 4.522/2005, ela atua como uma facilitadora para promover auxílios e autorizações, para que as gravações nos trechos da cidade aconteçam com mais facilidade, além de realizar a reserva de alguns espaços para as filmagens.

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados

©2026 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software