X

Cultura

Natal Criativo atrai 35 mil santistas e turistas ao Centro

Entre os dias 9 e 23 de dezembro, a Praça Mauá e a região do Valongo se tornaram ponto de encontro para a gastronomia, compras de presentes, diversão e muito turismo

Luana Fernandes

Publicado em 24/12/2022 às 15:01

Atualizado em 24/12/2022 às 15:11

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Natal Criativo de 2022 levou cerca de 35 mil ao Centro Histórico de Santos / Francisco Arrais/PMS

“Já deixou um gostinho de quero mais. Foi muito bom”. As palavras da assistente administrativa Rafaela Andrade resumem o Natal Criativo de 2022, que levou cerca de 35 mil ao Centro Histórico de Santos. Entre os dias 9 e 23 de dezembro, a Praça Mauá e a região do Valongo se tornaram ponto de encontro para a gastronomia, compras de presentes, diversão e muito turismo.

E, claro, na sexta-feira (23), último dia do evento, a região central ficou lotada. Na Praça Mauá, uma árvore de 14 metros de altura e uma bola gigante iluminadas viram cenário para ensaio fotográfico e muitas fotos para redes sociais.

“É muito deslumbrante. É o primeiro dia que vim, mas estava acompanhando pelas redes sociais. Vale muito fazer selfie. Já estou na expectativa de 2023”, garantiu a servidora pública Flávia dos Santos Ferreira. 

CORAL

O coral da igreja Cristo é a Resposta iniciou as apresentações da noite. Na sequência, as projeções mapeadas na fachada do Paço Municipal, com duas apresentações sequenciais, formando um show de luzes e cores, fizeram os visitantes pararem durante aproximadamente seis minutos.  

Na primeira, um registro do trabalho de Papai Noel na corrida pela entrega dos presentes para as crianças. Na segunda, figuras geométricas e imagens 3D, transformam o prédio em um quadro de obra de arte tecnológica.

A aposentada Maria Aparecida Baeta assistiu na semana passada e trouxe a amiga Solange Cardoso Figueira, que mora em Araçoiaba da Serra, no Interior de São Paulo, para conhecer de perto.

“Chamei minha amiga porque achei lindo quando vi. Tudo de muito bom gosto e qualidade. Para mim, vale a pena ver de novo”, diz Maria Aparecida.

“Não podia sair daqui sem um registro. Soube que era o último dia, então vim correndo para ver e registrar tudo. Serão umas 10 mil fotos (brinca). Estou encantada. Vai tudo para o Instagram”, acrescenta Solange.

MÚSICA

Teve ainda show com a cantora Patrícia Diegues Quarteto na Praça. A Vila do Papai Noel também foi bem disputada. A foto com o Bom Velhinho era um dos locais mais procurados. 

O analista de sistema, Márcio Dantas, veio com a mulher, a professora Paula Félix,  e os filhos Marcelo e Marcinho, pela segunda vez, para aproveitar um pouco mais de toda a programação. A família estava acompanhada pela amiga, Luciana de Jesus, e o Paulinho, filho dela.

“Semana passada participamos do evento na Praça, andamos de bonde. Eles brincaram no Valongo e vimos a feira de artesanato. Hoje vamos aproveitar mais um pouco e eles vão fazer o último pedido do Papai Noel”, conta o analista de sistema.

“Podia durar mais uma semana. Está muito lindo e o dia ajudou. Dá para aproveitar bem mais”, acrescenta Paula. 

A professora Luciana também concorda. “O evento está maravilhoso. Bem família mesmo. Tem o espírito de Natal. Todo mundo precisa nesse momento fraternal”.

BONDE

O bonde noturno decorado  teve lotação máxima ao longo da noite e por volta das 19h os ingressos, gratuitos, já tinham terminado. O carrossel também se destacou entre a preferência da criançada e ninguém se importou em esperar para experimentar o passeio no brinquedo.

“Eles nunca andaram e estão com muita vontade e eu estou relembrando minha infância, quando ia nas quermesses da Gota de Leite. É uma experiência maravilhosa de recordar com os meus filhos, conta a dona de casa Ana Raquel Borges, que trouxe os filhos Ícaro de 7 anos  e Pietro de 8 anos.

FEIRAS

Santistas e turistas puderam aproveitar ainda as novidades trazidas pelos artesãos e empreendedores do projeto Feito em Santos, da Secretaria de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo (Seectur), e dos coletivos Fest Art e Artesãs da Zona Noroeste, que apresentaram muita novidade e mimos diferenciados como opções para presentear no Natal.

Patrícia Camargo, da Laços X Cores, apostou na venda para os atrasadinhos que deixam para última hora a compra dos presentes e buscam por produtos diferentes. No caso dela, bolsas em crochês com estilo moderno foram o foco para atrair a clientela . Para ela, o evento é uma grande oportunidade para os artesãos divulgarem suas marcas. 

“Este ano foi difícil, então eventos assim nos ajudam muito, porque vem muita gente da cidade, dos municípios vizinhos e turistas e as pessoas querem itens diferenciados. O crochê moderno está em alta. Vendi no Natal Criativo o equivalente a um mês de trabalho. É divulgação e tem ainda as vendas futuras”.

Colares coloridos, pulseiras, anéis. As bijuterias confeccionadas por Sheila Pulido fizeram sucesso no Natal Criativo. Ela participou do evento pela segunda vez e aprovou.

“Foi muito bom. Além de vender, divulgamos nossa marca. É espetacular. O número de pessoas circulando por dia é fantástico. Todos os dias tive que repor peças porque não dava conta”. 

A gastronomia também deixou sua marca no Natal Criativo. Espetinhos, sanduíches, doces, enfim, pratos para todos os gostos desfilaram na Praça Mauá. Bom para Marcio Fatigatti, da Paella em sua Casa, que chamou a atenção dos visitantes com o aroma e ingredientes do prato típico da Espanha. “É excelente para divulgação da marca. Faço muitas festas e os eventos são uma vitrine. Vale muito a pena”.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Adolescente mata pais a martelada e ateia fogo no quarto

O crime teria ocorrido após uma discussão da família

Cotidiano

Prédio é invadido e roubado novamente em Santos; ASSISTA

Eles levaram a bicicleta de uma moradora do prédio

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter