Evite erros comuns e preserve seu aparelho com essas dicas essenciais / Freepik
Continua depois da publicidade
A air fryer conquistou um lugar especial nas cozinhas brasileiras por sua promessa de refeições rápidas, práticas e com menos gordura.
Contudo, ao contrário do que muitas pessoas imaginam, este eletrodoméstico versátil não é adequado para preparar todos os tipos de alimentos, e usar o método errado pode gerar frustração.
Continua depois da publicidade
Na verdade, alguns ingredientes devem ser preparados de forma tradicional, mesmo que isso leve um pouco mais de tempo.
A razão para isso varia entre questões de segurança, eficiência no cozimento e até mesmo a bagunça que certos alimentos podem causar no aparelho, exigindo uma limpeza adicional e chata.
Continua depois da publicidade
De acordo com informações divulgadas pelo jornal O Globo, existe uma lista de cinco alimentos específicos que é melhor manter distantes da sua air fryer.
Além disso, o Canaltech preparou um vídeo sobre como escolher o modelo ideal para você.
A fritadeira de ar quente não consegue atingir a temperatura ideal e necessária para estourar os grãos de milho. O resultado é uma perda de tempo considerável e o risco de danificar o aparelho.
Continua depois da publicidade
Para estourar a pipoca com segurança e eficiência, a recomendação é utilizar o micro-ondas ou uma panela convencional no fogão.
O Diário do Litoral já falou sobre este assunto e até ouvimos especialistas a respeito disso.
Muitas pessoas usam a air fryer para transformar pão amanhecido em torradas, mas essa prática não é a ideal. Com o tempo, as torradas feitas na fritadeira tendem a ressecar excessivamente e ficar muito duras.
Continua depois da publicidade
Além disso, as migalhas de pão se espalham facilmente e ficam presas no fundo do cesto, o que dificulta a limpeza e pode causar a queima dos resíduos em preparos futuros, gerando fumaça.
Bolos e pães deliciosos: conheça a padaria das receitas milenares secretas.
O arroz exige a presença de água para ser devidamente cozido, e a air fryer não foi projetada para esse tipo de preparo úmido. Para obter os melhores resultados ao cozinhar arroz, você deve usar o fogão tradicional ou, então, uma panela elétrica específica para arroz.
Continua depois da publicidade
Ao contrário dos queijos empanados congelados, que são feitos para esse tipo de cocção, queijos frescos como muçarela, brie ou queijo minas derretem muito rápido na air fryer.
Esse derretimento pode causar uma grande bagunça dentro do aparelho, produzir fumaça e, em casos mais graves, até danificar o equipamento. Se você deseja preparar queijo na air fryer, opte por versões empanadas ou processadas, já indicadas para forno.
Assar um frango inteiro na air fryer pode parecer uma alternativa atraente, mas na verdade, é uma prática potencialmente perigosa. A air fryer exige espaço livre para que o ar quente circule de maneira adequada e uniforme.
Continua depois da publicidade
Uma peça de frango grande demais impede essa circulação ideal, resultando em um cozimento desigual, com partes cruas e outras queimadas. O mais indicado é cortar o frango em pedaços menores ou, então, usar o forno tradicional para essa tarefa.