Variedades

'Chuva de peixes' vira tradição em cidade e movimenta sua economia todos os anos

Por mais que o fenômeno aconteça anualmente, muitas pessoas ainda se questionam sobre o que pode levá-lo a ocorrer

Gabriel Fernandes

Publicado em 21/07/2025 às 17:44

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Por mais que algumas pessoas considerem o episódio uma bênção divina, existem duas teorias sobre a sua origem / Oziel Gómez/Pexels

Continua depois da publicidade

Um fenômeno inusitado vem intrigando não apenas os moradores, como também os cientistas em Yoro, nas Honduras. Descrita como "Chuva de Peixes", a ocorrência costuma acontecer anualmente entre a última semana de maio e a primeira semana de junho, durante tempestades intensas.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Nesse cenário, pequenos peixes prateados aparecem misteriosamente nas ruas, servindo como alimento e até mesmo fonte de renda para a população.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Peixe encontrado na costa brasileira tem 'quatro olhos' e enxerga o mundo dividido

• Especialistas encontram nova espécie de peixe e acendem alerta para desastres ambientais

Explicações

Por mais que muitos considerem o episódio uma bênção divina, existem duas teorias sobre a origem da "Chuva de Peixes".

A primeira explicação indica que trombas d’água ou tornados aquáticos podem sugar peixes de corpos d’água e distribuí-los em terrenos distantes. Essa teoria é considerada plausível, embora não haja estudos que confirmem completamente sua validade.

Continua depois da publicidade

Na segunda teoria, muitos moradores de Yoro acreditam em uma origem espiritual para o fenômeno, atribuindo-o ao missionário espanhol Manuel de Jesús Subirana.

Durante o século XIX, ele teria suplicado a Deus por ajuda para aliviar a fome na região e, logo depois, teria começado a misteriosa chuva de peixes.

Economia

A chuva também representa um crescimento econômico para a região, uma vez que a empresa de pesca Regal Springs Honduras coordenou um modelo de distribuição em torno do fenômeno.

Continua depois da publicidade

Nesse contexto, moradores recolhem cerca de 10 kg de peixe por ocorrência e os comercializam sob a marca "Heaven Fish", o que os ajuda a inserir boa parte dessa produção no mercado, reinvestindo 80% das vendas na comunidade.

Peixe com gosto de camarão

Existem alguns peixes que não são apenas acessíveis, mas literalmente se assemelham ao sabor de um camarão. É o caso da Trilha, também conhecida como salmonete, espécie encontrada em boa parte da costa brasileira, mas ainda pouco conhecida e apreciada.

Por mais que, na Europa, ela seja um grande sucesso, marcando presença nos restaurantes mais chiques e em diversas receitas do dia a dia, no Brasil o cenário é um pouco diferente.

Continua depois da publicidade

Por mais que não se aplique ao Trilha, é preciso se atentar ao consumo de algumas espécies de peixes, pois elas podem ocasionar em problemas de saúde.

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software