Automotor

Rádio com cara de clássico traz funções que nenhum carro antigo sonhou ter

Modelo reproduz fielmente os rádios automotivos vintage, mas com tecnologias que vão muito mais além

Gabriel Fernandes

Publicado em 06/06/2025 às 14:39

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Modelo de rádio para carros parece ter saído diretamente de um Chevrolet Monza / Pioneer/Divulgação

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A Pioneer acaba de apresentar um item que promete trazer de volta a nostalgia dos anos 80 e 90 ao mercado automotivo. Trata-se de um rádio para carros que parece ter saído diretamente de um Chevrolet Monza ou um Volkswagen Santana, mas que esconde tecnologia de ponta.

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O modelo em questão é o SXT-C10PS, que reproduz fielmente os rádios automotivos vintage, inclusive com uma gaveta de fita cassete falsa. Nessa abertura, há uma porta USB oculta, para recarregar celulares, e uma entrada de áudio.

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Visual

Com um visual retrô, o equipamento conta com conexão Bluetooth para streaming de áudio, rádio digital DAB+ (padrão europeu), controle via aplicativo dedicado e quatro saídas de 50W.

Além disso, o modelo manteve os botões físicos e os controles giratórios, fazendo uma crítica indireta às interfaces atuais sensíveis ao toque.

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Disponibilidade

Embora ainda não funcione no Brasil, o modelo será lançado inicialmente apenas na Europa, com previsão de chegada em outubro, ao preço de €399 (cerca de R$ 2.300).

No entanto, vale destacar que o padrão de rádio digital DAB+ ainda não está disponível no Brasil, o que limita parte das funcionalidades do aparelho por aqui.

Marca está fora do Brasil

É importante destacar que a Pioneer do Brasil encerrou as atividades de sua fábrica na Zona Franca de Manaus. Presente no país desde 2003, a empresa atribuiu a decisão às dificuldades enfrentadas no mercado nos últimos dez anos, agravadas pela pandemia da Covid-19.

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A marca também vem enfrentando uma concorrência crescente de produtos chineses importados, que oferecem centrais multimídia a preços mais acessíveis.

O que faz um veículo ser 'colecionável'?

Muitos veículos podem ser considerados colecionáveis. Segundo as normas da Federação Internacional de Veículos Antigos (FIVA), qualquer veículo que tenha 30 anos ou mais é automaticamente considerado de coleção.

A entidade contempla oito classes de veículos colecionáveis, que vão dos antigos (fabricados até dezembro de 1904) à categoria H (com 30 anos ou mais). Neste cenário, os veículos com 80% de originalidade estão aptos a receber uma placa diferenciada.

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