Diário Mais

O que aconteceu com a Cidade FM, a rádio do 'Love Songs' que deixou saudade em SP

Nas décadas de 80 e 90 a emissora era referência em todo o Brasil por sua programação variada e audiência massiva

Da Reportagem com Jeferson Marques

Publicado em 14/06/2024 às 11:49

Atualizado em 14/06/2024 às 11:59

Comentar:

Compartilhe:

A Rádio Cidade FM 96,9, de SP, deixou saudade em muitas pessoas / Foto de Anthony/Pexels

Se tem uma rádio que marcou a vida e a história de muitas pessoas, foi a Rádio Cidade de SP, que operou na frequência FM 96,9.

A emissora era muito conhecida e sintonizada na capital e Grande SP, porém, o seu sucesso e audiência foram tão grandes que o litoral, Baixada Santista e boa parte do Brasil conheciam a rádio.

Aliás, perto do seu fechamento, em meados de 2000 e 2001, era comum pessoas de outros estados ouvirem a Rádio Cidade através de um plug-in na internet.

A Rádio Cidade de SP foi ao ar em 25 de janeiro de 1980. Com sua antena de longo alcance, transmitia seu sinal para toda a capital paulista e Grande São Paulo.

Em cerca de 6 meses, tocando músicas jovens, com locutores animados e o sorteio de prêmios e brindes exclusivos, a emissora alcançou a liderança absoluta, o que viria a ser mantida por muitos e muitos anos. 

Se não era líder em um período, a Rádio Cidade 96,9 sempre figurava entre as 3 emissoras mais ouvidas, com números expressivos e de respeito.

Programas como "Vale a pena ouvir de novo", "Saudade Cidade", "O Sucesso da Cidade", "Triplicidade" e "Cidade dá de 10" faziam a alegria dos ouvintes, tocando sucessos e sorteando ingressos para shows exclusivos, cinemas, vale-compras e kits personalizados. Era praticamente impossível não ouvir a Rádio Cidade nesta época. 

Todavia, o programa de maior destaque e audiência da rádio foi, sem dúvidas, o "Love Songs".

Com teor apaixonado, ia ao ar, normalmente, apòs às 21h, e trazia em sua programação sucessos românticos da época e do passado, além de ler cartas de amor, declarações, interagir com os ouvintes ao vivo e sortear brindes exclusivos, como pernoites em motéis, pelúcias etc.

Há no Facebook, inclusive, uma página dedicada exclusivamente ao programa, com quase 500 mil seguidores.

Se quiser dar uma espiada por lá, basta clicar aqui.

O fim

Por conta de uma disputa judicial movida pelo Grupo Jornal do Brasil, a rádio perdeu o direito de usar o nome "Cidade", operando, por um tempo, apenas como a "FM - 96,9" e, pouco depois, assumindo sua nova identidade, a "Sucesso FM".

Com o nome "Cidade" a emissora funcionou até 2001. Porém, assim que mudou para a "Sucesso", a audiência não era mais a mesma, apesar de ainda registrar picos e bons números na capital.

Seu fim foi decretado em 2004, quando o Gruopo Bandeirantes de Comunicação a comprou, instalando ali a Band FM.

Os programas da Rádio Cidade de SP inspiraram outros programas de rádio pelo Brasil, inclusive no litoral de SP.

Algumas emissoras copiaram o formato e modelo de fazer rádio da Cidade, que deixou muita saudade no coração de centenas de pessoas.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Santos terá museu de artes plásticas com entrada gratuita; veja

A expectativa é que obras de Nuno Ramos, Jarbas Lopes e Sergio Romagnolo cheguem a cidade

Cotidiano

Interdições em rodovia do Litoral de SP vão até o dia 19, afirma DER; veja trechos

As intervenções têm como objetivo melhorar a infraestrutura rodoviária, essencial para o fluxo seguro e eficiente de veículos na região

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter