Automotor

Lançamento da BMW M, XM tem propulsão híbrida e números surpreendentes

Com um visual marcante, o híbrido XM estreia como o mais forte modelo já produzido pela BMW M

Daniel Dias - AutoMotrix

Publicado em 09/10/2022 às 10:46

Atualizado em 09/10/2022 às 10:46

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

O novo utilitário esportivo BMW XM tem 748 cavalos de potência e mais de cem kgfm de torque combinados / Divulgação

Continua depois da publicidade

Quase 45 anos depois do M1, até então, único lançamento exclusivo da BMW M (Motorsport), a marca da Bavária volta a atacar com a apresentação do segundo modelo desenvolvido por sua divisão esportiva, um SUV de grande porte e design ousado. Trata-se do XM, com propulsão híbrida e números de tirar o fôlego. São 748 cavalos e nada menos que 105 kgfm de torque, que tornam o utilitário esportivo o modelo mais potente da história da BMW. Maior SUV já desenvolvido pela marca no mundo, o XM tem linhas marcantes na dianteira, seguindo o design aplicado em seus lançamentos mais recentes, como o i7 e o X7. Fabricado em Spartanburg, nos Estados Unidos, o XM começa a ser produzido em dezembro e chega ao mercado norte-americano ainda este ano. Para a Europa e outros mercados, o modelo terá as primeiras entregas em 2023.

O sistema de acionamento M Hybrid oferece uma potência total de 748 cavalos, gerados pela combinação do motor a combustão de 489 cavalos e o sistema de acionamento elétrico. O trem de força é “capitaneado” pelo 4.4 V8 recém-desenvolvido, de alta rotação, com tecnologia M TwinPower Turbo. O “Veoitão” turbinado é auxiliado por um motor elétrico e é integrado à transmissão M Steptronic de 8 marchas. Segundo a BMW M, a potência do propulsor principal é instantaneamente ativada na arrancada do carro. O sistema de acionamento M Hybrid produz um torque de 80,5 kgfm (65,5 kgfm do propulsor a combustão mais 28,5 kgfm do elétrico). Um estágio de pré-engrenagem aumenta o torque máximo efetivo do motor elétrico para 45,5 kgfm na entrada da transmissão, totalizando os invejáveis 105 kgfm do “bólido”.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Cruiser R18 da BMW começa a sua pré-venda no Brasil no dia 18

• Conheça a edição especial M 1000 RR 50 Years M da BMW Motorrad

O novo utilitário esportivo BMW XM tem 748 cavalos de potência e mais de cem kgfm de torque combinados - Fotos: Divulgação
O novo utilitário esportivo BMW XM tem 748 cavalos de potência e mais de cem kgfm de torque combinados - Fotos: Divulgação

A BMW garante que a interação gerida entre os dois motores é digna do emblema “M” em todas as situações de condução, definido por um grande acúmulo de potência iniciado imediatamente e sustentado por toda a faixa de rotação. O XM acelera de zero a 100 km/h em 4,3 segundos, seguido por uma “trilha sonora” carregada de energia, considerada rara para uma unidade de oito cilindros. A velocidade máxima é limitada eletronicamente em 250 km/h, como em todo o BMW atualmente. O ronco característico do “Veoitão” do XM vem de seu sistema de escapamento com abascontroladas eletronicamente e saídas de escape duplas hexagonais dispostas uma sobre a outra. O botão M Hybrid no console central é usado para selecionar um dos três modos de operação, incluindo uma configuração “Electric” para cruzeiro com zero emissões em velocidade de até 140 km/h, com autonomia de 88 quilômetros pelo ciclo WLTP. Isto deve-se à bateria de alta tensão de ions de lítio montada na parte inferior da carroceria e aos 25,7 kWh de energia utilizável.

O BMW IconicSounds Electric foi desenvolvido em parceria com o compositor alemão Hans Zimmer – autor de trilhas sonoras de grandes clássicos do cinema, como “Rain Man”, “O Último Samurai”, “Gladiador”, “Falcão Negro em Perigo”, “O Código Da Vinci”, “Pearl Harbor”, “Interestelar” e “Missão Impossível 2”. O sistema cria uma trilha de apoio adequada para a entrega de energia do motor elétrico. O som de acionamento específico M fornece feedback a cada movimento do pedal do acelerador no modo “Electric”. Se as configurações “Sport” ou “Sport Plus” forem selecionadas enquanto o sistema de acionamento estiver operando no modo híbrido, um som de reforço destaca a assistência elétrica fornecida ao motor a combustão. A potência gerada pela dupla de motores é canalizada para a estrada por meio do sistema de tração integral M xDrive, cuja configuração traseira é mais perceptível no modo “4WD Sport”. O motorista também pode selecionar o “4WD Sand” para andar sobre dunas e superfícies semelhantes. A operação do diferencial M Sport no eixo traseiro é totalmente variável.

Continua depois da publicidade

O XM conta com uma seleção de sistemas de assistência ao motorista. A especificação de série no XM inclui o assistente de condução – com aviso de colisão frontal –, aviso de saída de faixa – com retorno de faixa com assistência de direção –, assistente de evasão e informações de limite de velocidade. O Driving Assistant Professional, opcional, combina o Active Cruise Control com a função Stop&Go, adicionando outros recursos como o Steering and Lane Control Assistant, para reconhecimento de semáforos, assistente automático de limite de velocidade e navegação ativa. O Parking Assistant Plus também vem de fábrica, além do assistente de inversão, com funções de visão de estacionamento, panorâmica dianteira e traseira e 3D.

Conforme a BMW, o design externo do XM é uma afirmação de exclusividade, presença e desempenho. As proporções de um SAV (Sports Activity Vehicle) moderno, contornos poderosos, uma silhueta dinamicamente alongada, uma interpretação retrabalhada da aparência frontal criada para os modelos do segmento de luxo da marca alemã e uma série de detalhes distintos dão ao XM uma aura casual. Faróis divididos em duas unidades separadas, uma grade em forma de “rim duplo” com contornos dourados e iluminação contínua e grandes entradas de ar definem a dianteira do modelo. Nos lados, uma linha de destaque em ouro lembra a faixa preta ao longo da carroceria do M1. Outras referências ao passado vêm na forma dos logotipos da “BMW” gravados na janela traseira plana e na estrutura de persianas das lanternas. Equipadas de série no formato de 21 polegadas, com opção de até 23 polegadas, as rodas de liga leve M têm um design distinto.

As mesmas características de fora “invadem” o interior do XM. O cockpit e os bancos dianteiros foram concebidos em torno de uma experiência de condução ativa. A especificação padrão inclui assentos multifuncionais M e um volante de couro próprio do modelo, juntamente com gráficos M, incluindo luzes de mudança para o BMW Curved Display e o BMW Head-Up Display. O carro traz de série o BMW Live Cockpit Professional com uma versão específica M. Tendo como base o BMW Operating System 8, o BMW Curved Display é formado por uma tela de 12,3 polegadas e um display de controle de 14,9 polegadas. O novo agrupamento de telas e as capacidades do BMW Intelligent Personal Assistant deixam o BMW iDrive voltado para operação por toque, controle por gestos ou diálogo usando linguagem informal. O sistema de navegação BMW Maps com base na nuvem é outra característica do BMW Live Cockpit Professional. A integração de smartphones para Apple CarPlay e Android Auto, a funcionalidade BMW ID personalizada e um eSIM projetado para tecnologia móvel 5G também estão disponíveis no XM.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software