Segundo o jornalista automotivo da CNN, Boris Feldman, o uso prolongado do botão pode resultar em um grande perigo para os motoristas e os passageiros. / Nair Bueno/DL
Continua depois da publicidade
Muitos já repararam em um botão específico no painel do carro, com o símbolo de uma seta circular dentro de um veículo. Por mais que se trate de um botão de recirculação do ar-condicionado, ele precisa de uma atenção especial.
Segundo o jornalista automotivo da CNN, Boris Feldman, o uso prolongado do botão de recirculação de ar em veículos pode representar um grande perigo para os motoristas e os passageiros.
Continua depois da publicidade
Mesmo que ele seja bastante útil para bloquear a entrada de ar externo, fazendo com que o ar dentro da cabine seja utilizado, esse mecanismo é ideal para trafegar em locais com mau cheiro, fumaça ou alta poluição.
Além disso, a recirculação ajuda a melhorar a eficiência do ar-condicionado, especialmente em dias muito quentes. Como o ar interno já está resfriado, o sistema trabalha menos para manter a temperatura desejada, economizando energia.
Continua depois da publicidade
Mesmo que as vantagens sejam muitas, especialistas alertam para os perigos do uso contínuo da recirculação. Segundo Feldman, manter este modo ativado por muito tempo pode comprometer a qualidade do ar dentro do carro.
"Quando você está no carro, respirando e expirando, está liberando gás carbônico. Se não houver renovação do ar, os níveis desse gás aumentam, e isso é prejudicial ao organismo", comenta.
No caso de situações extremas, o acúmulo de gás carbônico pode causar tontura, fadiga, dor de cabeça e até mesmo perda de consciência.
Continua depois da publicidade
Os especialistas recomendam que o botão seja usado com moderação. Em situações pontuais, como quando se deseja evitar a entrada de fumaça ou poeira, a recirculação é uma aliada.
Porém, em situações que englobam viagens mais longas ou o uso prolongado do ar-condicionado, é importante permitir que o sistema também capte ar novo de fora, garantindo a renovação da atmosfera interna do veículo.
No entanto, alguns modelos de automóveis mais modernos já contam com sistemas inteligentes que, mesmo com o botão de recirculação ativado, permitem a entrada parcial de ar externo como medida de segurança.
Continua depois da publicidade
Outro fator que também pode auxiliar nesse processo é intercalar o uso da recirculação com a ventilação externa ao utilizar o ar-condicionado. Esse cenário ajuda a manter o ar mais puro dentro do carro e evita os efeitos negativos do acúmulo de gás carbônico.
Os carros quase sempre se mostram com detalhes que, às vezes, passam despercebidos pela maioria dos condutores e passageiros. Um desses tópicos são alguns pontinhos pretos que ficam no cantinho inferior do para-brisa, que possuem uma grande importância no automóvel.
Por conta deste detalhe breve, os vidros não se soltam para dentro do veículo e acabam machucando quem está dentro dele. No entanto, há outros fatores por trás.
Continua depois da publicidade