X

COTAÇÃO ONLINE

Como fazer a cotação do preço de um seguro de automóvel pela internet

Facilidade está disponível em diversos sites

Joe Silva

Publicado em 13/12/2022 às 11:33

Atualizado em 13/12/2022 às 11:39

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A maioria das empresas que fornecem esta facilidade consegue apresentar a cotação em minutos / Thiago Neme/Gazeta de S. Paulo

Consumidores brasileiros não precisam mais recorrer ao atendimento de corretores em lojas físicas para obter uma cotação de seguro para seus carros. É possível obter uma cotação com o preço de um seguro de automóvel em cerca de alguns minutos por meio das corretoras online.

Essas empresas são autorizadas pela Susep (Superintendência de Seguros Privativos) para comercializar, em nome das seguradoras, as apólices que protegem os bens dos consumidores e assim oferecer uma solução rápida para quem precisa saber quanto custa o seguro automotivo.

Não é difícil encontrar na internet empresas que oferecem este serviço. A maioria delas consegue fornecer uma cotação em poucos minutos após a avaliação de risco. Nesta análise, o cliente deve responder ao chamado Questionário de Avaliação de Risco, que é uma série de perguntas sobre o veículo e também sobre seu perfil de condução.

Cotação de preço de seguro automóvel realizada online. Imagem: Reprodução
 

O que é o Questionário de Avaliação do Risco?

Segundo a Susep, o Questionário de Avaliação do Risco é uma série de perguntas que a seguradora faz para definir o perfil do segurado e, desta forma, poder avaliar melhor o risco que ela irá assumir, o que tende a impactar positiva ou negativamente no valor do prêmio a ser pago, de acordo com os critérios de avaliação de risco de cada seguradora. 

Fatores como a idade, tempo de habilitação e sexo do principal condutor, bem como o tipo de uso do veículo (profissional, lazer, locomoção diária etc.), região de circulação, existência ou não de dispositivos de segurança, são avaliados pela seguradora para aceitar ou não a proposta, além de serem considerados para definir o valor do prêmio.  

É importante que o segurado responda com atenção as perguntas do questionário, pois se for constatado que o segurado prestou informações inexatas ou omitiu circunstâncias que possam influenciar na aceitação da proposta ou na taxa de prêmio, poderá haver perda do direito de receber indenização em caso de sinistro, além de ficar obrigado a pagar o prêmio vencido, conforme disposto em lei.

Se eventualmente as informações fornecidas sofrerem alteração ao longo da vigência da apólice, o segurado deve procurar o seu corretor ou a seguradora e comunicar a alteração para, se necessário, fazer o endosso, evitando assim o risco de o veículo ficar sem cobertura, em caso de sinistro. 

Cotação e contratação

A Gazeta testou alguns dos sites de cotação online de seguros para automóvel. Na pesquisa, foi possível obter propostas em cerca de dez minutos. Foi solicitado o preenchimento de informações sobre o veículo e sobre o condutor e, após uma análise do feita pelo site, foram apresentadas cotações de diferentes seguradoras. O cliente pode ainda personalizar a sua proposta, incluindo ou excluindo alguns serviços, conforme sua necessidade.

É possível também seguir para a etapa de contratação do seguro. Neste procedimento, os sites oferecem a opção de atendimento por telefone, para confirmação de informações.

Veja alguns dos sites oferecem a opção de cotação online de seguro automóvel:

 

Onde consultar a lista de corretoras autorizadas pelo Governo?

É possível consultar no site da Susep as corretoras em situação ativa e que estão habilitadas para a comercialização de seguro automóvel. A pesquisa pode ser realizada no seguinte link: https://www2.susep.gov.br/safe/Corretores/pesquisa

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cubatão

Quarta etapa do circuito de rua acontece neste domingo; veja percurso

Modelo do 'Circuito Cubatense 7 Km de Corrida de Rua' é único na Região, composto por 10 etapas que seguem até o fim do ano

Itanhaém

Tradicional Festa de Santo Antônio é atração em Itanhaém; veja programação e cardápio

Tradicional festa junina, que vai até dia 30 deste mês, conta com shows, comidas e bebidas típicas, no Belas Artes

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter