X

Automotor

CFMotos lança minimotos no Brasil

A chinesa CFMoto lança suas primeiras motocicletas no Brasil, as minimotos elétricas CX-2E e CX-5E

Edmundo Dantas - AutoMotrix

Publicado em 10/03/2024 às 09:02

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O nível de habilidade do "jovem piloto" pode ser ajustado selecionando uma das três configurações de potência de aceleração e limitando a velocidade máxima / Divulgação

Siga as notícias do Diário do Litoral no Google Notícias.

A Zhejiang Chunfeng Power, comumente conhecida por seu nome comercial CFMoto, é uma fabricante de motores, motocicletas, veículos todo-o-terreno e quadriciclos com sede na cidade de Hangzhou, capital de província chinesa de Zhejiang. Com quase 30 anos de experiência na indústria de veículos e atuação global, desde 2020, a CFMoto tem uma “joint-venture” com a fabricante austríaca de modelos de alto desempenho KTM. Também desde 2020, a marca chinesa está instalada na Zona Franca de Manaus, onde conta com uma linha de produção dos quadriciclos CForce e ZForce e do UTV (uma espécie de meio termo entre um carro e um quadriciclo) chamado UForce. Agora, a CFMoto resolveu ampliar sua área de atuação no Brasil com dois modelos de mini motocicletas elétricas, a CX-2E e a CX-5E, ambas importadas da China. Os preços das duas minimotos não foram revelados pela marca.

Destinadas ao público infantil e juvenil, as duas minimotos recreativas são focadas no off-road – ou seja, não pagam IPVA, não são homologadas para emplacamento e não podem ser utilizados em vias públicas. Ambas utilizam o mesmo motor de 1,2 kW com três configurações diferentes. A CX-2E é o “modelo de entrada”, destinada às crianças menores. Tem 1,33 metro de comprimento, 61 centímetros de largura e 79 centímetros de altura, com 95,2 centímetros de entre-eixos. Pesa 49 quilos e sua capacidade máxima de carga é de 79 quilos. A potência máxima da versão é de 1200 W (1,6 cavalo) e o torque é de 0,65 kgfm. As rodas são de 10 polegadas. Segundo a fabricante, sem as complicações de embreagem ou mudança de marcha, o motor elétrico oferece uma faixa de potência suave e controlável, e os supervisores adultos podem modificar seu nível de potência no “modo iniciante” ou “ilimitado”, para que os jovens pilotos possam aprender em seu próprio ritmo. A operação simples, a altura amigável do assento e a ergonomia ajudam as crianças a ganharem confiança e habilidade de pilotagem.

Faça parte do grupo do Diário do Litoral no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Já a CX-5E é para crianças um pouco maiores e jovens adolescentes. Tem 1,55 metro de comprimento, 66,5 centímetros de largura e 98,8 centímetros de altura, com entre-eixos de 1,06 metro. A suspensão é mais longa que a da CX-2E e tem maior distância em relação ao solo, com rodas dianteiras de 14 polegadas e aro 12 na traseira calçadas com pneus off-road. Pesa 56 quilos e tem capacidade máxima de carga de 106 quilos. A potência chega a 1,5 kW (dois cavalos) e o torque fica em 0,71 kgfm. Conforme a CFMoto, a CX-5E pega tudo de bom da CX-2E e aprimora, “para jovens pilotos um pouco mais competentes”. A bateria de íons de lítio de longo alcance permite que a velocidade máxima possa ser mantida por aproximadamente 35 minutos. A bateria é trocável e fácil de substituir – basta remover os parafusos para liberação rápida e não são necessárias ferramentas.

A história da Yamaha DT 180

Disponíveis na cor Azul Báltico, as CFMoto CX-2E e CX-5E contam com limitador de velocidade, atingem a velocidade máxima de 36 km/h e contam com freios a disco. Em ambas as minimotos, a bateria de 48V 24Ah tem capacidade para 1.152 Wh. O nível de habilidade pode ser ajustado selecionando uma das três configurações de potência de aceleração e limitando a velocidade máxima. Consumo da bateria, indicadores de carga e ‘equipamento’ selecionado são disponibilizados de forma integrada em uma interface.

Linha 2024 da Triumph Tiger 1200 tem novos recursos e melhorias

 Leia esta matéria também na Gazeta de S. Paulo

 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

São Vicente

Oficinas de empreendedorismo para mulheres acontece nesta quinta (9), em SV

'Ela pode' acontece na sede do projeto 'Bora lá', no Tancredo

Cotidiano

Confira o resultado da Lotofácil no concurso 3097, nesta terça (7)

O prêmio é de R$ 1.700.000,00

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter