Turismo
Iniciativa valoriza a culinária local e dará visibilidade a bares, cafés e restaurantes que unirem tradição, qualidade e identidade cultural
Decreto assinado pelo prefeito Rogério Santos estabelece que a adesão ao selo é opcional / Divulgação/PMS
Continua depois da publicidade
A Prefeitura de Santos lançou, nesta terça-feira (23), o Selo Turístico Gastronômico, uma iniciativa que busca transformar restaurantes, bares, cafés e confeitarias em verdadeiros pontos de experiência para moradores e visitantes. O objetivo é destacar a culinária santista como atrativo turístico, fortalecendo o setor e criando novos roteiros gastronômicos na cidade.
O decreto assinado pelo prefeito Rogério Santos estabelece que a adesão ao selo é opcional, mas os estabelecimentos interessados precisam atender a critérios que envolvem qualidade, hospitalidade, tradição, inovação e relevância cultural.
Continua depois da publicidade
Entre as exigências para conquistar o selo, estão: disponibilizar cardápio em Português, Inglês e Espanhol (físico ou digital); indicar prato típico ou tradição culinária; e assumir o compromisso de divulgar o material oficial de turismo de Santos, fornecido pela Secretaria de Turismo, Comércio e Empreendedorismo (Setur).
12 restaurantes tradicionais da Baixada Santista que seguem de portas abertas
Continua depois da publicidade
A solicitação deve ser feita por meio de um hotsite no Portal Turismo Santos, com envio de documentação da empresa, CNPJ, licenças e certidões fiscais, além de foto da fachada do estabelecimento. Após a análise, será realizada uma visita técnica da Prefeitura, ocasião em que o selo será entregue junto com o material promocional.
O selo deverá ser exibido na entrada dos empreendimentos e também poderá ser usado em materiais de divulgação, como folders, anúncios e redes sociais. Os estabelecimentos certificados terão ainda destaque na aba “gastronomia” do portal oficial de turismo da cidade.
Conheça 7 restaurantes para comer os melhores peixes e frutos do mar no litoral de SP
Continua depois da publicidade
Para o prefeito Rogério Santos, a iniciativa amplia as opções de experiências que unem sabor, história e identidade cultural. “Queremos valorizar os empreendedores locais, oferecer mais qualidade aos visitantes e transformar cada refeição em uma experiência que conte a história de Santos”, destacou.
Já o secretário de Turismo, Comércio e Empreendedorismo, Thiago Papa, reforçou que o selo vai reconhecer quem une gastronomia e identidade local: “É uma ferramenta importante para valorizar os estabelecimentos que ajudam a contar a história de Santos por meio da culinária, fortalecendo o turismo e estimulando a economia da cidade”.