Turismo
Requalificação da Estrada de Ferro Campos do Jordão e revitalização de parque e museu visam impulsionar o turismo sustentável e a economia regional
Estado abriu consulta pública para a concessão do Complexo Turístico da Estrada de Ferro Campos do Jordão / Divulgação/GovernoSP
Continua depois da publicidade
Campos do Jordão, um dos principais destinos turísticos e a cidade mais alta do Estado de São Paulo, está prestes a ganhar um novo impulso no setor com a criação de um moderno complexo turístico.
O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI), abriu consulta pública para a concessão do Complexo Turístico da Estrada de Ferro Campos do Jordão, projeto que prevê R$ 400 milhões em investimentos da iniciativa privada.
Continua depois da publicidade
A proposta abrange a requalificação de 47 quilômetros de ferrovia turística, a revitalização do Parque Reino das Águas Claras, com 38 mil metros quadrados, e do Museu de Memória Ferroviária, além da modernização de estações, oficinas e outros ativos culturais ao longo do trajeto.
A iniciativa visa integrar o novo complexo a outras áreas já concedidas na região, como os parques estaduais de Campos do Jordão e Capivari. A cidade é considerada uma das mais bonitas do Estado de São Paulo.
Continua depois da publicidade
Com foco no turismo sustentável, na valorização do patrimônio histórico e no fortalecimento da economia local, o projeto transforma a tradicional ferrovia em um vetor de desenvolvimento regional.
“Esse projeto reforça o compromisso do Governo de São Paulo com a valorização do patrimônio histórico e o desenvolvimento sustentável do turismo. Ao integrar cultura, natureza e mobilidade, a iniciativa transforma a ferrovia em um vetor estratégico para a economia local, estimula a integração regional e amplia a atratividade da região para novos investimentos”, destaca Edgard Benozatti, diretor-presidente da Companhia Paulista de Parcerias (CPP).
A consulta pública segue aberta até 23 de junho de 2025, permitindo que cidadãos, empresas, especialistas e demais interessados enviem sugestões e contribuições para o aprimoramento do projeto. A previsão é que o edital de concessão seja publicado no segundo semestre de 2025.
Continua depois da publicidade
Todos os detalhes sobre o projeto, incluindo a documentação técnica e orientações para participação na consulta pública, estão disponíveis no site oficial da Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI).