Turismo
A estrutura faz parte de um projeto urbano multifuncional que reúne residências, hotéis, campos de golfe e amplas áreas de lazer
Maior piscina do mundo possui 740 metros de extensão e abriga 300 milhões de litros de água / Divulgação/Crystal Lagoons
Continua depois da publicidade
No leste do Egito, em meio ao deserto do Sinai, fica a lagoa artificial do complexo Citystars Sharm El Sheikh. Com 740 metros de extensão e área comparável a 24 campos de futebol, a estrutura é considerada a maior piscina do planeta.
A lagoa faz parte de um projeto urbano multifuncional que reúne residências, hotéis, campos de golfe e amplas áreas de lazer, como mostra o vídeo do Citystars Sharm El Sheikh:
Continua depois da publicidade
O reservatório abriga cerca de 300 milhões de litros de água, captados de aquíferos salinos subterrâneos e tratados com tecnologia específica para manter a coloração cristalina.
Inaugurada em 2012, a lagoa teve seu enchimento concluído em "apenas" 22 dias, graças a um sistema de bombeamento de alta eficiência.
Continua depois da publicidade
De acordo com a empresa Crystal Lagoons, responsável pela tecnologia do projeto, a estrutura é “destaque na imprensa mundial como a maior lagoa cristalina do mundo, situada no meio do deserto do Sinai e com 35,5 milhões de litros de águas turquesas”, conforme divulgado no site oficial.
A enorme piscina utiliza água salobra proveniente de poços subterrâneos, o que evita a competição com o consumo humano. Além disso, seu sistema de filtragem e controle químico garante a transparência e o tom azul característico, com baixo consumo de energia.
Desde 2015, o empreendimento figura no Guinness World Records como a maior piscina do planeta, ultrapassando a famosa lagoa chilena de San Alfonso del Mar.
Continua depois da publicidade
Veja também: Litoral brasileiro tem praia secreta com piscinas naturais e beleza única.
O resort San Alfonso del Mar, localizado em Algarrobo, no litoral do Chile, foi o primeiro a utilizar a tecnologia desenvolvida pela Crystal Lagoons, ainda no início dos anos 2000.
Concluído em 2006, o empreendimento entrou para o Guinness World Records em 2007 como a maior piscina do mundo.
Continua depois da publicidade
“San Alfonso del Mar continua atraindo atenção mundial graças à sua lagoa monumental, com 20 acres de extensão, águas turquesas equivalentes a 6 mil piscinas tradicionais e capacidade de 250 milhões de litros de água do mar”, revela a Crystal Lagoons no seu site oficial.
A imensa estrutura possui 1.013 metros de comprimento e ocupa uma área de 8 hectares. Abastecida diretamente pelo oceano Pacífico, a lagoa recebe a água por meio de um sistema de bombeamento que a filtra e, depois do uso, a devolve ao mar em condições seguras.
Veja também: Duas torres e piscina na varanda: conheça o prédio mais alto do litoral de SP.
Continua depois da publicidade
A maior piscina brasileira está no resort Brasil Beach Cuiabá, em Mato Grosso.
Com 20 mil m², ela foi construída pela mesma empresa responsável pela lagoa chilena de San Alfonso del Mar, segundo o site da Associação Nacional das Empresas e Profissionais de Piscinas (ANAPP).
Utilizando tecnologia semelhante à aplicada nos projetos do Egito e do Chile, a lagoa brasileira mantém o tom turquesa das águas com baixo consumo de energia e produtos químicos, além de empregar água de reuso para diminuir o impacto ambiental.
Continua depois da publicidade
A Crystal Lagoons é uma empresa especializada na construção e manutenção de grandes lagos artificiais cristalinos e famosa por projetos que recriam praias tropicais em locais inusitados, como no deserto.
A tecnologia da empresa permite que lagoas de tamanho ilimitado sejam criadas em qualquer lugar, com baixos custos e sustentabilidade, usando um sistema contínuo de manutenção que garante água limpa e transparente.
Saiba mais sobre a empresa na galeria abaixo:
Continua depois da publicidade
Por Vitoria Estrela