Mesmo que essa cidade seja considerada semelhante ao Japão, por conta de sua qualidade de vida, ela não fica em São Paulo / PMM/Divulgação
Continua depois da publicidade
Algumas cidades brasileiras conseguem facilmente chamar a atenção da população não apenas por conta dos cuidados com a preservação dos ambientes, mas também pela sua limpeza. Isso faz com que o lugar automaticamente entre em comparação com o Japão.
Por conta disso, um lugar ficou conhecido como um verdadeiro espaço do Japão no Brasil, e não estamos falando do bairro da Liberdade, em São Paulo.
Continua depois da publicidade
Referência em limpeza urbana, a cidade de Marau, no Rio Grande do Sul, ficou em primeiro lugar no ranking de gestão de resíduos sólidos do Índice de Sustentabilidade da Limpeza Urbana, criado pelo Sindicato Nacional das Empresas de Limpeza Urbana (Selurb) em parceria com a PwC Brasil.
Entre as diversas ações tomadas pela prefeitura para incentivar o cenário de limpeza urbana estão a readequação de contratos de coleta de lixo, redução de custos e ampliação da eficiência do serviço.
Continua depois da publicidade
Leia também: Com inspiração no Japão, cidade une tecnologia e bem-estar para gerar empregos
Avaliadas entre 0 e 1, onde quanto mais perto de 1, melhor o desempenho, Marau ficou com 0,827, seguida por Braço do Trombudo, em Santa Catarina, com 0,827.
Confira a relação abaixo:
Continua depois da publicidade
Marau faz parte de uma região do Rio Grande do Sul que foi colonizada por italianos, tendo eles se dedicado à agricultura e à suinocultura.
Seu parque industrial conta com atuações nos setores de alimentos, couros, metal-mecânico e equipamentos para avicultura e suinocultura, com destaque para as empresas BRF, Fuga Couros, Metasa e a norte-americana GSI Group.
No cenário estadual, o município se destaca como polo industrial. A região se destaca como polo industrial no cenário estadual, nacional e internacional por conta da presença de 200 empresas, das quais 12 são de grande porte e totalizam mais de 6.500 empregos.
Continua depois da publicidade
Os demais empregos são oferecidos por cerca de 860 estabelecimentos comerciais e mais de 1.300 estabelecimentos do setor de prestação de serviços.