X

Turismo

Bertioga tem opções culturais, de lazer e aventura para toda família

Entre as opções de passeios estão trilhas de ecoturismo, visita à primeira fortaleza erguida no Brasil, além das feiras de Artesanato e Economia Solidária

Da Reportagem

Publicado em 13/05/2022 às 14:50

Atualizado em 13/05/2022 às 15:26

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Forte São João está com uma exposição especial em parceria com o Sesc / Divulgação/PMB

Bertioga é o melhor destino do litoral paulista para quem está em busca de cultura, diversão e aventura. Entre as opções de passeios estão trilhas de ecoturismo, visita à primeira fortaleza erguida no Brasil, o Forte São João, além das feiras de Artesanato e Economia Solidária.

Confira a programação:

FEIRA DE ECONOMIA SOLIDÁRIA

A Feira está com diversas oficinas imperdíveis, que permitem o visitante ter experiências com os aromas da Mata Atlântica, sabores caiçaras e ensinamentos de técnicas artesanais.

A atração deste sábado (13) é a oficina "Marchetaria", técnica artesanal para a elaboração de objetos a partir de diferentes recortes de madeiras colados sobre uma superfície. Ministrada por Marcelo Bioni, às 15h30, a oficina instruirá o manuseio e criação de desenhos do método com uso de ferramentas e materiais simples.

Antecipe-se! Há apenas 15 vagas e as inscrições serão realizadas no início da Feira.

O local também conta com culinária sustentável, inclusive receitas veganas, feitas com produtos da Mata Atlântica, além de artesanatos produzidos com materiais reciclados e recolhidos nas praias, como ecojóias e decorações ecológicas, cosméticos naturais, cervejas artesanais, chás, xaropes e muito mais.

A Feira é realizada aos sábados, das 15 às 19 horas, no Viveiro Municipal de Plantas e Ideias 'Seo Leo'.

FEIRA DE ARTESANATO

A Feira de Artesanato tem diversas opções de lembrancinhas feitas por artesãos locais, além de contato a natureza por meio de uma linda vista para o mar. Reserve um espaço em sua agenda e venha conferir.

Os visitantes encontrarão artigos para casa, itens de decoração, bijuterias e acessórios, além de cachaças, licores e doces artesanais feitos com produtos da Mata Atlântica.

A feira ocorre no Espaço Cultural Praia no sábado, das 14 às 22 horas.

ESPAÇO DOG

Os pets são os nossos companheiros fiéis e um momento de lazer e diversão é uma forma de retribuir essa amizade. Para isso, o Espaço Dog oferece diversos atrativos. Os donos podem levar os pets para aproveitarem o ambiente de terça a domingo, das 9 às 18 horas. O Espaço está localizado no Parque dos Tupiniquins.

A entrada do animal será permitida apenas se o mesmo estiver vacinado, vermifugado, com coleira, acompanhado e próximo do tutor.

É proibida a entrada de cadelas no cio, o acesso de cães por cima do cercamento, levar brinquedos que estimulem confrontos entre os bichinhos e a entrada de ração, snacks e outros alimentos. É obrigatória a coleta de fezes.

EXPOSIÇÃO DO FORTE SÃO JOÃO EM PARCERIA COM O SESC

Quem ama uma exposição e tem interesse em conhecer mais sobre a história da cidade e do país, não pode deixar de visitar a primeira fortaleza do Brasil.

O Forte São João está com uma exposição especial em parceria com o Sesc. No local é possível encontrar artefatos de diferentes povos indígenas locais, pinturas a óleo, além de máquinas cenográficas interativas com recortes e textos antigos da cidade, jogos de pescaria sobre a cultura caiçara e de batalha naval.

A classificação é livre, a visitação é totalmente gratuita, podendo ser feita de terça a domingo, das 9 às 18 horas. Não há necessidade de agendamento.

ECOTURISMO – TRILHAS

Para os aventureiros e amantes da natureza, Bertioga é o endereço ideal. A cidade conquistou o Prêmio Top Destinos Turísticos 2021 na categoria "ecoturismo". São 12 trilhas abertas à visitação com diferentes graus de dificuldade.

Os passeios permitem se conectar com a natureza, conhecer lugares incríveis e praticar esportes radicais. Entre as opções estão as trilhas de Guaratuba, D'água, Itaguaré, Torre 47, Complexo Vale Verde, do Morro do Itaguá e Itatinga.

O acesso aos locais é restrito e, para a segurança dos visitantes, é necessário o acompanhamento de monitores de turismo autorizados pela Prefeitura.

As visitas podem ser agendadas pela Associação Bertioguense de Ecoturismo (ABECO), por meio do e-mail: [email protected] ou Instagram: @abecotur. O contato também pode ser feito com a Associação de Monitores Locais de Bertioga (AMOLB), através e-mail: [email protected] ou Instagram: @monitores.bertioga.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Maior reservatório de água do Hemisfério Sul fica na Baixada Santista; conheça

O Reservatório-Túnel Santa Tereza/Voturuá foi construído há 35 anos e abastece Santos e São Vicente. Veja fotos

Polícia

Procurado por furtos a condomínios de luxo em Santos é preso

O suspeito foi apontado como um dos participantes de furtos em apartamentos no Gonzaga, Boqueirão e Embaré em 2023

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter