X

Tecnologia

Uso de aplicativos cresce 115% no mundo

Desde o ano passado, os aplicativos de mensagem são destaque pelo seu impacto significativo no mercado

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 20/01/2014 às 13:12

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Um estudo divulgado pela empresa de pesquisa Flurry Analytics na segunda-feira, 13, mostra que uso de aplicativos cresceu 115% em 2013, liderado pelos aplicativos de mensagem, como WhatsApp e Line, que tiveram uma alta ainda maior: 203%.

Desde o ano passado, os aplicativos de mensagem são destaque pelo seu impacto significativo no mercado, que já resultou na queda da receita das operadoras de telefonia com SMS.

O instituto de pesquisa Flurry destaca que o mais impressionante é a taxa de crescimento dos apps de mensagem, que triplica a cada ano e supera a de todas as outras categorias. O que, para o Flurry explica o alto valor de mercado desses aplicativos, como a oferta de US$ 3 bilhões do Facebook pelo Snapchat.

Depois dos aplicativos de mensagem, a categoria que mais cresceu foi a de plataformas de utilidade e produtividade, com 150% de alta. "Os tablets e smartphones se tornaram computadores pessoais e aplicativos de produtividade, como o Evernote e o Quip, ganharam sofisticação e adoção", diz o relatório.

Na sequência aparecem aplicativos de música, mídia e entretenimento (78%), Estilo de vida e compras (77%), Jogos (66%), Esportes, saúde e fitness (49%), notícias e revistas (31%).

O uso de aplicativos cresce 115% no mundo (Foto: Divulgação)

Só 0,01% dos apps vão gerar lucro até 2018

Durou pouco a euforia dos desenvolvedores com o mercado de aplicativos. Depois de um primeiro momento de otimismo em 2007, logo após o lançamento do primeiro iPhone, o mercado sentiu que lucrar com o desenvolvimento e venda de aplicativos não seria fácil. Um relatório divulgado pela Gartner na segunda-feira, 13, prevê um futuro ainda mais difícil: até 2018, menos de 0,01% dos aplicativos será rentável.

"O vasto número de aplicativos pode significar que o mercado móvel é a nova fonte de receita que trará riqueza para muitos", diz o vice-presidente da Gartner, Ken Dulaney. "No entanto, nossa análise mostra que a maioria dos aplicativos não está gerando lucro e que muitos não foram criados para gerar lucro", diz o vice-presidente da Gartner, Ken Dulaney.

O relatório divulgado pela empresa prevê que em 2017, 94,5% dos apps será gratuito ou adotará o modelo freemium (download gratuito com recursos extras pagos), indicando que a publicidade e a venda de produtos dentro dos aplicativos serão fontes de renda extremamente importante para seus desenvolvedores.

Outra projeção da empresa é que o mercado de aplicativos na web, considerado ainda imaturo pela Gartner, vai expandir até 2017 com 50% de novos apps do tipo, aproveitando o desenvolvimento de HTML5.

A Gartner também prevê que ao menos três plataformas (Android, iOS e Windows Phone) ganharão participação suficiente no mercado até 2017 para obrigar todas a empresas a criarem versões de seus apps para essas plataformas.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Portadores de burnout têm benefícios assegurados pela lei trabalhista

Segundo especialista, mediante avaliação de perícia médica, empregado pode se desligar indiretamente da empresa

Itanhaém

Motorista de caminhão morre após bater veículo em mureta em Itanhaém

O corpo de bombeiros foi chamado e confirmou o óbito

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter