X

Tecnologia

Banda larga por smartphones e tablets cresceu cinco vezes em três anos

Em 2013, 95% das novas conexões foram de banda larga móvel, cujas redes estão presentes em municípios que concentram 90% da população

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 20/12/2013 às 19:08

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O uso da internet por smartphones e tablets cresceu mais de cinco vezes (438%) desde 2010, segundo levantamento da Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil). A banda larga como um todo, considerando também as conexões fixas, mais que triplicou últimos três anos, registrando 89 milhões de novos acessos. Até outubro de 2013, de acordo com o levantamento mais recente da Telebrasil, os acessos em banda larga somaram 122 milhões, o que significa uma proporção de 64 acessos em cada grupo de 100 habitantes.

A cada ano um número maior de brasileiros passa a se conectar pela internet e o veículo principal tem sido os smartphones e tablets, seguindo uma tendência mundial de mobilidade. Só em 2013, 95% das novas conexões foram de banda larga móvel. As redes de terceira geração (3G), que permitem acesso à internet em alta velocidade estão presentes em 3.463 municípios, que concentram 90% da população.

As prestadoras de telefonia móvel também tem estendido a competição ao segmento de banda larga móvel. No Brasil, 68% da população moram em cidades que contam com pelo menos três prestadoras de serviços de 3G.

A conexão pela rede fixa, que é mais adequada para regiões mais densas e geograficamente menores, também evoluiu significativamente. Desde outubro de 2010, o número de acessos em banda larga fixa subiu 46%.

A banda larga por smartphones e tablets cresceu cinco vezes em três anos (Foto: Divulgação)

Levantamento, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), divulgado nesta semana, comprovou o crescimento da banda larga fixa, que foi de 42% entre 2010 e 2012. Mostrou ainda que o crescimento do acesso em banda larga tem sido maior nos municípios menores, chegando a 120%  nas cidades com menos 5 mil habitantes.

Outro levantamento, da Nielsen Ibope, também divulgado nesta semana, mostra que mais da metade (55%) dos brasileiros conectados à internet tem em seus domicílios acesso fixo com velocidade acima de 2 Mbps, o que representou um aumento de 30% em relação a outubro do ano passado.

O Ipea levou em conta também as desigualdades regionais existentes no Brasil e sugeriu a adoção de políticas públicas para fomentar a competição. A Telebrasil, em seus dois últimos painéis nacionais – o Painel Telebrasil -, tem apresentado propostas para a redução dessas desigualdades, que são evidenciadas por grandes diferenças de renda da população e elevada carga tributária. A Telebrasil entende que massificação do acesso em banda larga depende de alavancas que permitam a inclusão de um maior número de brasileiros, mesmo de municípios menores e regiões mais afastadas, na moderna sociedade do conhecimento.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Homem bate em companheira grávida e é preso em Bertioga

A denúncia foi feita pela mãe da vítima, que tem 18 anos.

Santos

Hospital Pediátrico da Zona Noroeste deve finalmente sair do papel

O hospital terá a área térrea e mais cinco pavimentos. No imóvel em que ele será construído ainda será erguida uma escola e uma quadra poliesportiva

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter