26 de Julho de 2024 • 22:38
O primeiro passo para construir um planejamento estratégico de TI é justamente fazer uma análise profunda de contexto, que possibilite entender o lugar que a sua empresa está / Divulgação/USP Imagens
Com a chegada do final de ano, as empresas começam a focar no planejamento de 2023, com o objetivo de rever o que foi realizado nos últimos meses, o crescimento atual, as metas e próximos passos do negócio. Atualmente, é inegável o papel que a tecnologia desempenha na maioria das organizações e, por isso, o planejamento estratégico de TI se tornou essencial.
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Pensando em auxiliar empreendedores que desejam ter um planejamento estratégico de TI, e entender melhor como alinhar os interesses do negócio com a área de TI, a OPUS Software, empresa especializada em soluções digitais, incluindo o desenvolvimento de software personalizado, que atua há mais de 30 anos no mercado, lista 5 dicas.
CONTEXTO.
O primeiro passo para construir um planejamento estratégico de TI é justamente fazer uma análise profunda de contexto, que possibilite entender o lugar que a sua empresa está, onde quer chegar e quais são os caminhos para isso. Além disso, avalie a situação atual das tecnologias utilizadas na organização, a infraestrutura organizacional, a arquitetura dos sistemas e os projetos atuais.
OBJETIVOS.
Para que você consiga efetivamente concretizar as estratégias, é necessário ter objetivos claros para curto, médio e longo prazo. Para isso, tenha em mente a visão da área de TI, além da missão e os valores essenciais do setor. Depois, construa metas e objetivos realistas, para evitar que aconteçam problemas durante a execução e desalinhamento de expectativas.
FINANÇAS.
Assim como para qualquer outro planejamento que fazemos, é impossível não considerar os aspectos financeiros. É importante colocar na ponta do lápis o valor do investimento inicial que precisará ser feito para implementar as atualizações tecnológicas necessárias na empresa, além da contratação de novos serviços, por exemplo. Uma dica importante é categorizar todos os investimentos necessários e entender qual será o impacto e retorno.
GOVERNANÇA.
A governança de TI é um conjunto de diretrizes, habilidades, competências e responsabilidades assumidas pela diretoria e pelo time da área. O objetivo é controlar processos, gerenciar o planejamento estratégico, otimizar a aplicação de recursos, dar suporte para a tomada de decisões e, principalmente, garantir a segurança das informações da organização.
O último passo parece simples, mas é essencial. A ideia é, primeiramente, estruturar todos os objetivos de acordo com o período de execução, definindo prazos e prioridades. Depois, a área de tecnologia da informação deve apresentar o planejamento para os outros setores, inserindo toda a empresa nos processos e se mostrando como uma figura relevante para a estratégia e crescimento da organização.
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