Tecnologia

Google e Facebook recebem nota máxima em proteção de dados

Entre os destaques negativos, estiveram a Amazon e o aplicativo de mensagens instantâneas Snapchat

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 26/05/2014 às 13:36

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

Um relatório da Electronic Frontier Foundation (EFF) avaliou as empresas de tecnologia no que diz respeito à proteção dos dados privados de seus usuários, quando estes são solicitados pelo governo.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A quarta edição do relatório da organização concedeu nota máxima a marcas como Apple, Google e Facebook. Entre os destaques negativos, estiveram a Amazon e o aplicativo de mensagens instantâneas Snapchat, citados como exemplos de companhias que pouco se preocupam com as informações pessoais dos usuários.

Seis critérios foram levados em consideração pela EFF para a elaboração do relatório, chamado "Who Has Your Back?" (Quem Cuida dos seus Dados?"). Foram eles: exigência de mandado judicial; informação ao usuário sobre as solicitações do governo; publicação de relatórios de transparência; clareza com relação à política sobre as demandas governamentais; luta pelo direito de privacidade dos usuários; e oposição à vigilância em massa. Foi atribuída uma estrela no caso de resposta afirmativa a cada um dos critérios.

Ao todo, 26 empresas foram pesquisadas. Delas, 15 conquistaram notas entre cinco e seis estrelas. Apple, Credo Mobile, Dropbox, Facebook, Google, Microsoft, Sonic, Twitter e Yahoo tiveram nota máxima, enquanto LinkedIn, Pinterest, SpiderOak, Tumblr, Wickr e WordPress chegaram perto, com cinco estrelas.

Continua depois da publicidade

O Facebook recebeu nota máxima em proteção de dados (Foto: Divulgação)

Avanços

Um dos destaques feitos pela organização foi o de que, pela primeira vez, todas as companhias pesquisadas avançaram no que diz respeito à preocupação com as informações pessoais dos usuários.

Continua depois da publicidade

Segundo o relatório, tal progresso se deve especialmente à repercussão do escândalo de vigilância governamental cometido pela agência de segurança dos Estados Unidos, a NSA, revelado em pelo ex-técnico Edward Snowden em 2013. "Um dos principais legados das revelações de Snowden é a nova transparência a respeito da vigilância em massa", avalia o texto divulgado pela EFF.

Negativo

Um dos aplicativos mais comentados de 2013 - e que chegou até a receber oferta de US$ 3 bilhões do Facebook -, o Snapchat foi um dos novatos da lista. Os resultados foram decepcionantes.

Continua depois da publicidade

Vendido com um aplicativo de mensagens instantâneas que preserva a privacidade do usuário, ao apagar o que é enviado ao destinatário instantes após a mensagem ser visualizada, o aplicativo recebeu uma estrela (das seis possíveis) no relatório da Electronic Frontier Foundation. A organização vê o caso da Snapchat como um caso a ser acompanhado.

"O Snapchat precisa se preocupar mais com os dados de seus usuários, especialmente porque é um aplicativo que coleta dados extremamente particulares de seus clientes, como imagens comprometedoras. O alto número de usuários do aplicativo e a quantidade de imagens de não usuários colocadas à disposição dentro de sua plataforma aumentam este problema. Pedimos urgência para que isso mude", diz a EFF.

Continua depois da publicidade

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software