Sindical e Previdência

Sintraport completa hoje 83 anos de luta e resistência

Sindicato sofreu intervenção em 1964 e teve seus diretores presos no navio Raul Soares

Publicado em 13/03/2014 às 10:26

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

O Sindicato dos Operários Portuários de Santos (Sintraport) completa 83 anos, hoje, com “boas expectativas”, segundo seu presidente em exercício, Claudiomiro Machado Miro.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

“Temos quase um século de lutas em defesa não apenas da categoria, mas também da comunidade. Enfrentamos ditaduras como a do ‘estado novo’, de 1937 a 1945, e a civil militar, entre 1964 e 1985”, diz ele.

“Mas também aproveitamos os períodos democráticos para avançar nas lutas e conquistas. Nesse tempo todo, sempre contamos com a consciência e combatividade de nossos associados”, completa Miro.

O sindicalista finaliza: “Agora, quando novas dificuldades se mostram em relação ao mercado de trabalho, temos, de novo, apoio da categoria para as lutas que haveremos de vencer”.

Continua depois da publicidade

-Diretores do sindicato em passeata, em Brasília, em defesa do mercado de trabalho (Foto: Divulgação)

Intervenção há 50 anos

O Sindicato dos Operários Portuários foi uma das primeiras entidades sindicais a sofrer intervenção, durante a ditadura militar instalada no Brasil em 1º de abril de 1964, portanto, este triste episódio vai completar  50 anos  dentro de 18 dias, e faz parte da história de luta e resistência da entidaade.

Continua depois da publicidade

Além da intervenção, teve seus líderes sindicais presos e toda diretoria destituída. Seus diretores foram trancafiados no navio-prisão Raul Soares, de tão triste lembrança para o sindicalismo portuário da região, mas deram exemplos de luta e dignidade. 

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software