Pagamento do INSS vai até quarta

Cerca de 28 milhões de aposentados e pensionistas recebem seus benefícios referentes à folha de dezembro

Comentar
Compartilhar
03 JAN 201410h46

O INSS começou a pagar ontem os benefícios para quem ganha acima de um salário mínimo. Receberam os segurados com cartões de pagamento com final números 1 e 6. Ao todo, serão cerca de 28 milhões de segurados contemplados com o pagamento.

Já os benefícios aos aposentados e pensionistas que recebem até um salário mínimo estão ocorrendo desde o último dia 24. O calendário referente à folha de dezembro vai até a próxima quarta-feira, dia 8.

O INSS faz um alerta em nível nacional para que segurados tomem todos os cuidados antes, durante e após o recebimento do seu benefício. É que  aposentados e pensionistas estão sendo alvos de estelionatários e também de ladrões, que se utilizam de vários tipos de golpes, que incluem desde telefonemas até visitas às casas dos segurados para conseguir se apoderar do dinheiro pago pelo INSS.

Combate à fraudes

Os Ministérios da Previdência Social (MPS)  e da Justiça (MJ) juntamente com o Departamento de Polícia Federal (PF) e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estão intensificando o combate às fraudes.

Segurados que ganham acima do mínimo começaram a  receber ontem (Foto: Matheus Tagé/DL)

A Previdência Social possui um setor de inteligência, a Assessoria de Pesquisa Estratégica e Gerenciamento de Risco da Previdência (APEGR),  que atua em conjunto com a Polícia Federal, Ministério Público e demais órgãos de controle do governo para coibir ações criminosas contra a Previdência Social.

Nos casos de golpes contra o segurado, em que não há prejuízo para a Previdência Social diretamente, os cidadãos devem registrar ocorrência junto à Polícia Civil e fazer o registro na Ouvidoria da Previdência Social.

Em 2013, foram realizadas 68 ações conjuntas com a Polícia Federal. As ações resultaram em 90 prisões.