X

Sindical e Previdência

Há 55 anos Navio-Prisão Raul Soares chegava ao Porto de Santos

Ato público 'Raul Soares Nunca Mais' relembra hoje a chegada do navio que foi transformado em cárcere flutuante e serviu de prisão para sindicalistas, estudantes e políticos

Francisco Aloise

Publicado em 24/04/2019 às 08:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O Raul Soares é considerado o símbolo da repressão sindical / Reprodução

Naquela sexta-feira, dia 24 de abril de 1964, o navio Raul Soares chegava ao Porto de Santos para descrever um dos mais tristes capítulos da história sindical e política de Santos e Região. Não tinha mais força para navegar e por isso mesmo chegou ao Porto rebocado logo após ser adaptado como prisão flutuante.

Não trazia carga e nem passageiros. Foi direto para o estuário e deixado sob um banco de areia, bem próximo à Ilha Barnabé. 

No mesmo dia, começou a receber os primeiros prisioneiros, entre eles sindicalistas portuários de Santos. Navio foi transformado em cárcere flutuante para sindicalistas, estudantes e políticos que se opunham ao Regime Militar instalado no País em 31 de março de 1964.

Aos portuários, juntaram-se estudantes, médicos e políticos. Quase todos relataram torturas e repressão no interior do navio-prisão, que permaneceu em Santos por seis meses. No dia 23 de outubro foi desativado, levado de volta a um estaleiro no Rio de Janeiro onde foi desmontado e suas peças vendidas como sucata.

Considerado o símbolo da repressão sindical, o Raul Soares não tinha diário de bordo, e por isso mesmo não deixou registros de todos os presos e nem os fatos que ocorriam em seu interior.  Os relatos existentes foram contados pelos próprios presos que falam em tortura, dor e repressão, muitos já falecidos.

O Diário do Litoral fez uma série de reportagens sobre o Raul Soares entre os anos de 2012 e 2018. Localizou e ouviu os poucos presos sobreviventes daquela época e também a versão do outro lado da história, localizando no Rio de Janeiro o Almirante Júlio de Sá Bierrembach, capitão dos portos em 1964, que concedeu entrevista em 2013. Ele faleceu em 2014.

A Comissão Nacional da Verdade do Governo Federal investigou as prisões no navio e chegou a conclusão de que o Raul Soares foi um dos locais de tortura e repressão.

Sindicalistas relembram a data hoje em ato público no Porto

Sindicalistas e movimentos sociais relembram hoje, a partir das 18 horas, em ato público na Estação das Barcas na travessia Santos-Vicente de Carvalho, no Centro, a chegada do navio a Santos. O Movimento denomina-se Raul Soares Nunca Mais. E já há alguns anos vem relembrando a data. Segundo os organizadores  é preciso sempre lembrar essa triste  história para que ela não mais se repita.

Filme

Durante o ato público será lançado o projeto do filme de longa metragem Cárcere Flutuante: o Navio Raul Soares, de um grupo de cineastas e atores santistas. O filme deverá estar nos cinemas no segundo semestre de 2020. 

]O filme é baseado na série de reportagens Cárcere Flutuante, do jornalista Francisco Aloise, publicadas no Diário do Litoral e transformada em livro-reportagem pelo autor, que foi vencedor de dois prêmios direitos humanos de jornalismo em 2017 e 2018. 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cubatão

105 escrituras definitivas são entregues a moradores da Vila Natal, em Cubatão

Evento faz parte do processo de regularização fundiária que vem sendo implementado no município desde 2017

Santos

Grupo de caminhada em policlínica de Santos, irá recomeçar nesta quarta (24)

Ao chegar na policlínica, o munícipe será cadastrado na unidade para o acompanhamento da saúde

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter