X

Sindical e Previdência

Divididos, portuários e avulsos devem parar hoje a greve no Porto

Estivadores param por seis horas e portuários realizam manifestações junto a outros trabalhadores avulsos. Movimento é nacional e marca início da campanha salarial

Publicado em 01/06/2015 às 11:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Apesar da decisão de paralisar o Porto, as categorias estão divididas e a assembleia conjunta realizada na última quinta-feira, dia 28, no Sindaport, foi bastante tensa e tumultuada.
Estivadores decidiram parar no período da manhã e terão a adesão do pessoal do Sintraport, que vai parar parcialmente por duas horas. Já as demais categorias de avulsos e doqueiros vão fazer manifestações a partir das 13 horas.

Sindicalistas mencionam que, apesar da greve de seis horas da estiva e das manifestações e paralisações das demais categorias do Porto, a campanha unitária dos portuários de Santos continuará nos próximos dias.

Na assembleia conjunta de seis dos oito sindicatos do setor, na noite de quinta-feira, ficou aprovada a convocação de nova assembleia, dentro de aproximadamente dez dias, para dar sequência à luta unitária.

Essa reunião agrupada não será precedida de assembleias individuais, como a de quinta-feira. Isso para evitar que cada sindicato leve um encaminhamento diferente da luta.
Os protestos dos estivadores, majoritários na assembleia conjunta, foram contra os sindicatos dos operários (Sintraport), empregados na administração (Sindaport) e operadores do Sindogeesp.

Decisão sobre greves e manifestações foi tomada em reuniões com trabalhadores (Divulgação)

Isso porque essas entidades aprovaram diferentes protestos. Os operários, por exemplo, autorizaram paralisação de uma a duas horas. Os administrativos e os operadores de guindastes, apenas atos públicos.

A habilidade do presidente da estiva, Rodnei Oliveira da Silva, conteve alguns associados mais exaltados. Ele defendeu que cada categoria é soberana para definir suas lutas.
O presidente do Sintraport, Claudiomiro Machado Miro, disse não poder desrespeitar a decisão de sua assembleia, alegando que a estiva também agiu assim em outras oportunidades.

Caminhando

Ao final da assembleia, Miro, disse ter encarado com “naturalidade” as acusações mútuas. “Isso é assim mesmo. Como dizem os pensadores, o caminho se faz caminhando. Nossas divergências reforçam a unidade”.

Ao final, ficou decidido que a paralisação de duas horas do Sintraport e os protestos do Sindaport e do Sindogeesp serão feitos a partir das 13 horas, após a greve da estiva, durante a manhã.

O sindicato dos trabalhadores do bloco acompanhará os estivadores na paralisação de seis horas. O presidente dos consertadores, Adilson de Souza, diz “respeitar” os estivadores.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

São Vicente

São Vicente utilizará plataforma de inteligência no combate à criminalidade

Sistema Detecta integra dados de pessoas com histórico de infrações em outras cidades

Diário Mais

Relembre as personalidades sepultadas no cemitério do Paquetá, em Santos

Políticos, artistas e até poetas fazem do cemitério um patrimônio histórico da cidade

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter