X

Sindical e Previdência

Aposentados protestam contra desonerações

Reduções de encargos de empresas em pagamentos ao INSS vai aumentar o rombo da previdência, diz Cobap

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 14/07/2013 às 14:08

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Prevendo futuros desfalques e rombos no caixa da Previdência Social, a direção da Confederação Brasileira dos Aposentados (Cobap) repudiou a aprovação na Câmara dos Deputados da medida provisória 610/2013, que desonera até o dia 31 de dezembro de 2014 a folha de pagamento de vários setores empresariais, entre eles o da construção civil, transporte, comércio varejista e de jornalismo. O texto segue para votação no Senado.

O benefício se dá por meio da substituição de uma contribuição de 20% sobre a folha de pagamento das empresas, feita ao INSS, pela cobrança de uma taxa que varia entre 1% e 2% do faturamento. Ao retirar tributos incidentes sobre os salários dos trabalhadores, a MP visa estimular a geração de empregos e melhorar a competitividade das empresas brasileiras.

A medida estabelece contribuição de 2% sobre a receita bruta a empresas do setor de construção civil, transporte ferroviário de passageiros, transporte metroferroviário de passageiros, e de construção de obras de infraestrutura.

Aposentados acham que desonerações prejudicam aumento real da categoria (Foto: Matheus Tagé/DL)

Terão desoneração ainda maior, com o pagamento de uma alíquota de 1%, as empresas de aéreas internacionais de bandeira estrangeira que adotam regime de reciprocidade de tratamento de isenção tributária a receitas geradas por empresas aéreas brasileiras.

Também contribuirão com taxa de 1% empresas jornalísticas e de radiodifusão, empresas de manutenção e reparação de embarcações, de transporte rodoviário de cargas, de transporte ferroviário de cargas, empresas que realizam operações de carga, descarga e armazenagem de contêineres em portos e empresas de varejo.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Prefeitura de Santos assina termo que deve colocar fim a alagamentos no Saboó

Cooperação entre a Administração e a MRS Logística servirá para a execução das obras de canalização do Rio Lenheiros

São Vicente

Moradores relatam casos de leptospirose em bairro inundado de São Vicente

Prefeitura de São Vicente informou que já existe um projeto para realização de alteamento em algumas vias da região

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter