X

Saúde

Verão: especialista aponta a importância de redobrar a atenção com a saúde íntima

A ginecologista e obstetra Dra. Carolina Curci alerta sobre a importância de redobrar os cuidados com a higiene ginecológica durante a estação mais quente do ano

Da Reportagem

Publicado em 21/01/2022 às 17:54

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A flora vaginal está em constante mudanças, e isso acaba favorecendo para o surgimento dessas doenças / Polina Zimmerman/Pexels

Basta chegar o verão, que a vontade de aproveitar a praia e a piscina aumentam. Mas, é preciso atenção, essa época do ano também exige cuidados redobrados com a saúde íntima da mulher. “O verão é o período em que a proliferação de bactérias é maior e o calor intenso favorece o surgimento de doenças ginecológicas” comenta a ginecologista e obstetra Dra. Carolina Curci.

Entre as patologias mais recorrentes nesse período está a candidíase, causada pelo crescimento do fungo cândida, que prefere lugares úmidos, causa coceira e dores para urinar e no ato sexual. Já a tricomoníase é uma DST causada pelo parasita Trichomonas vaginales, e apresenta corrimento amarelo-esverdeado com odor desagradável, além de dores ao urinar e durante o sexo.  E a vaginose bacteriana é provocada pela bactéria Gardnerella Vaginalis, entre seus sintomas está um corrimento amarelo ou branco-acinzentado, com um odor forte, e que piora durante as relações sexuais e na menstruação.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A Dra. Carolina Curci alerta que durante o verão, a flora vaginal está em constante mudanças, e isso acaba favorecendo para o surgimento dessas doenças. Mas, que todas elas, podem ser tratadas com medicamentos.

Para evitar essas doenças o ideal é evitar ficar muito tempo com roupas úmidas, inclusive os trajes de banho; optar por roupas mais leves e arejadas, como vestidos e saias; e higienizar a área intima com sabonetes neutro ou íntimo.

 “Redobrar a higienização é fundamental especialmente durante o verão. Caso perceba qualquer mudança na sua saúde intima, procure um profissional para que ele oriente o tratamento adequado. Jamais se automedique, um tratamento inadequado pode desequilibrar ainda mais a flora vaginal”, finaliza Dra. Carolina  

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Colégio São José e Colégio Stella Maris são homenageados pela Câmara de Santos

As homenagens ocorrerão durante sessão solene, na Sala Princesa Isabel, do Paço Municipal, às 19 horas

Cotidiano

Guarujá quer mudar as duas entradas da cidade, diz secretário

Adilson de Jesus deu entrevista exclusiva ao Diário na manhã desta segunda (18)

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter