X

Saúde

SP terá modelo inédito de PPP em logística e distribuição de remédios

Parceria com iniciativa privada também permitirá criação de Central de Inteligência Farmacêutica; audiência pública acontece em 16 de janeiro

Publicado em 13/01/2014 às 12:28

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo vai implantar um modelo de PPP (Parceria Público-Privada) inédito no Brasil em logística, armazenamento e distribuição de medicamentos e vacinas. Uma audiência pública sobre o tema acontece no próximo dia 16 de janeiro, quinta-feira, às 10h, na sede da pasta (auditório José Ademar Dias), na capital paulista.

Serão implantados seis centros de distribuição de medicamentos e imunobiológicos em diferentes regiões do Estado, em parceria com a iniciativa privada.

Além disso, haverá a criação de uma Central Logística de Inteligência Farmacêutica, que será uma espécie de “QG”, instalado dentro da Secretaria, para monitorar e centralizar as informações relacionadas ao funcionamento de cada centro de distribuição.          

A PPP para logística de medicamentos e vacinas irá abranger tanto a distribuição de insumos ambulatoriais quanto o abastecimento e distribuição de suprimentos hospitalares nos Complexos de Hospitais das Clínicas localizados nas cidades de São Paulo, Ribeirão Preto, Marília, Campinas e Botucatu.

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo vai implantar um modelo de Parceria Público-Privada (PPP) em logística, armazenamento e distribuição de medicamentos e vacinas (Divulgação)

O modelo também será aplicado na reforma do Centro de Distribuição e Logística (CDL), na zona oeste de São Paulo, que armazena as vacinas distribuídas pelo Estado aos municípios de todo o Estado.

A contratação da PPP se dará na modalidade de Concessão Administrativa, pelo prazo de 20 anos. A definição da empresa parceira e assinatura do contrato deverão ser concluídas no primeiro semestre deste ano. O Estado permanecerá com as atividades de coordenação, planejamento, monitoramento e controle das ações que competem à área da assistência farmacêutica estadual.

Entre os principais benefícios da PPP para logística de medicamentos está o impacto direto na redução de custos aos cofres públicos devido aos investimentos realizados pelo parceiro e ao controle e rastreabilidade de medicamentos e outros insumos, fundamentais para promover maior segurança ao paciente no uso dos medicamentos e evitar possíveis desperdício ou desvios.

“O modelo de PPP para logística e distribuição de medicamentos e vacinas é mais uma demonstração de pioneirismo do Estado de São Paulo na promoção de iniciativas que auxiliem no aperfeiçoamento e na profissionalização do SUS”, diz Wilson Pollara, secretário-adjunto de Estado da Saúde de São Paulo.

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo fica na Avenida Dr. Arnaldo, 351, São Paulo capital.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Vai atravessar? Mau tempo e maré baixa elevam tempo de espera na balsa

As balsas são gratuitas para ciclistas. Idosos e pessoas com deficiência têm embarque prioritário

Cotidiano

Polícia Militar encontra três corpos em comunidade no Guarujá

Os cadáveres foram encontrados a partir de uma denúncia anônima feita a corporação

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter