X

Saúde

Plano SP: Baixada Santista vive expectativa de voltar à Fase Laranja nesta sexta

Nova entrevista coletiva está marcada para ocorrer nesta sexta-feira (7) no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo

Da Reportagem

Publicado em 06/05/2021 às 16:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Na Fase Laranja, setor de serviço pode voltar a funcionar com horário ampliado / Divulgação/Governo do Estado

Os municípios da região do litoral paulista podem obter a permissão para reabrir alguns comércios e retomar atividades que estão proibidas de funcionar desde o dia 3 de março, quando o Estado de São Paulo foi recolocado na Área Vermelha do Plano SP, que tem como objetivo impor medidas restritivas para tentar conter o avanço da pandemia de Covid-19 nas 645 cidades. A mudança representaria um avanço que não ocorre há mais de três meses, quando as nove cidades da Baixada Santista entraram na Zona Amarela.

Dentre alguns dos indícios que apontam para uma possibilidade de avanço na Baixada Santista se encontra o fato de que o governador João Doria (PSDB) afirmou durante a coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeirantes na última quarta-feira (5) que ele estava 'otimista' quanto à possibilidade de que o Plano São Paulo migre para uma fase menos restritiva já antes do fim da primeira quinzena de maio.

"Vaseado nas informações do centro de contingência, que estamos otimistas com relação à evolução do processo, evolução positiva do Plano São Paulo, migrando talvez para uma fase menos restritiva. Mas isso só teremos confirmação de fato na sexta-feira com dados que serão avaliados pelo centro de contingência", explicou o governador.

Ao se falar em dados, o Estado de São Paulo registra queda por duas semanas seguidas no número de novas internações e culminou com diminuição do número em 17,7% na 14ª semana epidemiológica de 2021: agora, são 2.633, contra 3.198 na semana anterior e 3.339 na semana retrasada.

Na Fase Laranja, os shopping centers podem voltar a funcionar com a capacidade limitada a até 40% e o horário de funcionamento máximo é de 8 horas, indo das 6h a até 20h. O comércio em geral também segue as mesmas diretrizes, assim como o setor de serviço e de beleza, que inclui barbearias e salões. Os restaurantes também voltam a poder receber público, desde que o consumo local e o atendimento seja exclusivo para clientes sentados, já os bares seguem fechados.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Assassino é preso tentando embarcar em cruzeiro saindo de Santos

O navio tinha destino à cidade de Málaga, na Espanha

Cotidiano

Principais rodovias do Estado apresentam congestionamentos nesta manhã

Condições de tráfego desta segunda-feira (18) foram apresentadas pela Agência de Transporte do Estado de São Paulo (ARTESP)

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter