X

Saúde

Número médio de filhos cai 25% no estado de São Paulo, diz Seade

Levantamento feito com dados de cartórios no Estado mostra que o número de filhos por mulher caiu e que a faixa etária das mães aumentou

Gazeta de S. Paulo

Publicado em 16/09/2021 às 15:40

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Mulheres durante curso de gestante em uma maternidade em São Paulo / Divulgação

Um estudo realizado pela Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade), do governo paulista, apontou que, entre 2000 e 2020, a fecundidade no estado de São Paulo diminuiu de 2,08 filhos por mulher para 1,56. Além disso, a estrutura etária da fecundidade tornou-se mais envelhecida, mostrando que as mulheres estão tendo seus filhos mais tardiamente.

Um levantamento feito com base em informações provenientes dos Cartórios de Registro Civil apontou que em 2000, nasceram 699 mil crianças. Já em 2020, foram 550 mil nascimentos. As informações são do G1.

“Vários aspectos estão associados ao nível de fecundidade, assim como ao processo de redução. Estudos indicam a importância da escolaridade da mulher, do rendimento domiciliar, além da dinâmica econômica e social do local de residência”, descreve o estudo, elaborado pela pesquisadora Lúcia Yazaki, da Fundação Seade.

Ao longo desses 20 anos, a participação da fecundidade por faixa etária também mudou. No início do estudo, em 2000, o grupo de 20 a 29 anos respondia por 53,7% do total de nascidos vivos no estado de São Paulo. No cenário mais recente, em 2020, o estudo aponta que esse mesmo grupo representa 47,5% do total (uma queda de 6,2 pontos percentuais).

Por outro lado, o grupo de 30 a 39 anos cresceu de 26,5% para 36,4% sua participação na fecundidade total em São Paulo (aumento de quase 10 pontos percentuais) no mesmo período.

“Esse número médio de filhos por mulher é a soma da fecundidade das mulheres de todo o grupo etário. A gente trabalha com grupos quinquênios para facilitar o cálculo. Em 2000, a fecundidade acontecia principalmente com as mulheres com menos de 30 anos”, informou Yazaki.

De acordo com os dados dos Cartórios de Registro Civil, entre os anos de 2000 e 2020, a idade média da fecundidade mudou de 26,5 para 28,4 anos no Estado. Considerando-se apenas os dados dos Cartórios de Registro Civil da capital paulista, as idades médias se mostram um pouco maiores, com um salto de 27,0 para 28,6 anos.

Segundo a pesquisadora Lúcia Yazaki, os dados dos cartórios não podem ser analisados isoladamente para se explicar a queda da fecundidade.

“Um censo demográfico, uma pesquisa que levasse em consideração outras variáveis, da mãe, do domicílio, da mulher, da família etc., poderiam agregar mais informações para explicar essa queda da fecundidade. Com certeza, são diversos fatores”, comenta a pesquisadora.

Pandemia e seus efeitos na fecundidade

De acordo com o estudo, a pandemia do coronavírus também pode ser surtido efeito nas taxas de fecundidade.

“Acredita-se que os nascimentos ocorridos em 2020 ainda não sofreram os impactos da pandemia de Covid-19. Entretanto, é possível levantar a hipótese de que as mulheres/famílias resolveram evitar ou adiar a gravidez a partir de março de 2020, devido às incertezas trazidas pela pandemia, podendo resultar em um decréscimo ainda maior no número de nascimentos em 2021. De fato, as informações mensais preliminares produzidas pela Fundação Seade mostram continuidade na queda do número de nascimentos nos primeiros meses de 2021”, aponta um trecho da publicação.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Praia Grande

Veja o momento do acidente que matou passageira de moto por aplicativo em PG; ASSISTA

Acidente aconteceu na tarde desta quarta-feira (24)

Guarujá

8º Restaurant Week segue até o dia 5 de maio, em Guarujá

Com preços especiais, restaurantes da Cidade reúnem o que há de melhor na culinária vegetariana

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter