X

Saúde

Dengue: descarte incorreto de lixo pode gerar criadouros

Ação da Coordenadoria de Vetores e Dengue constatou grande quantidade de lixo em terrenos no Jardim Vicente de Carvalho, durante o Dia D de Combate à Dengue e Chikungunya

Publicado em 10/02/2015 às 15:39

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Cerca de 10 agentes da Coordenadoria de Vetores e Dengue, vinculada à Secretaria de Saúde de Bertioga, realizaram visitas casa a casa no bairro Jardim Vicente de Carvalho, no sábado (07), como ação do Dia D de Combate à Dengue e Chikungunya, conforme recomendação do Ministério da Saúde.

O objetivo foi orientar os moradores do bairro sobre a importância da prevenção contra a doença, principalmente evitando possíveis criadouros do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue e da chikungunya. No sábado (07), além de percorrer as casas, os agentes ainda fiscalizaram terrenos vazios e a grande quantidade de lixo chamou a atenção dos técnicos. Em uma das ruas, um terreno acumulava todo tipo de material, como restos de construção, de móveis e até lixo orgânico.

O coordenador de Vetores e Dengue, Antônio Sérgio de Jesus, reforça que esses materiais podem acumular água. “Não adianta eliminar os criadouros dentro de casa e jogar o lixo na esquina. É preciso cuidar de todo o bairro”. Ele ainda lembra que a Prefeitura de Bertioga limpou o terreno há menos de 10 dias e o local se tornou descarte de lixo novamente. Na segunda-feira (09), a Secretaria de Serviços Urbanos realizou outra ação de limpeza de terrenos no bairro.

A população deve colaborar com a limpeza urbana, dispondo o lixo nas lixeiras nos dias e horários determinados pela empresa que presta o serviço no Município. Na região central da Cidade, a coleta acontece todos os dias, nos bairros, em dias alternados. Sempre a partir das 7 horas.

O agendamento das Operações é divulgado no Boletim Oficial do Município (Foto: Agência Brasil)

A legislação prevê como ato lesivo à manutenção da limpeza urbana depositar materiais de construção civil e de podas ou outros resíduos sólidos de qualquer natureza e em qualquer volume, em via pública. Dependendo da natureza e da extensão do dano, a multa pode variar de 50 a 500 Unidades Fiscais de Bertioga (Ufibs). Em Reais o valor chega a R$ 1.380,00.

Em caso de resíduos de construção, o proprietário do imóvel deve contratar o serviço de caçamba para o correto acondicionamento. Já para os resíduos de poda, dependendo da quantidade, o proprietário do imóvel também pode solicitar uma caçamba. A Prefeitura de Bertioga disponibilizou uma área no transbordo municipal, que fica no quilômetro 227 da SP-55 (Rodovia Rio-Santos) para o descarte de resíduos de poda que irão se transformar em material para compostagem.

Para materiais inservíveis de grande volume, como sofás, colchões e outros móveis, a Secretaria de Serviços Urbanos realiza periodicamente as Operações Cata-Treco, em conjunto com a Secretaria de Saúde, cujo objetivo é evitar que esses materiais, que muitas vezes estão expostos ao tempo, sirvam de possíveis criadouros do mosquito da dengue.

A Prefeitura de Bertioga solicita à população colabore, mantendo dentro de suas casas e de forma abrigada da chuva, até que a Operação Cata-Treco aconteça no bairro. O agendamento das Operações é divulgado no Boletim Oficial do Município. A solicitação de recolhimento desse material também pode ser feita pelo telefone 3319-8035.

Denúncias sobre situações de risco podem ser feitas pelo número 3317-6273, de segunda a sexta-feira, das 8 às 14 horas ou pelo e-mail  [email protected].

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Saiba como se cadastrar para visitar parque aquático gratuito

Parque da Criança, em Indaiatuba, está a menos de três horas de distância da Baixada Santista

Diário Mais

Portadores de burnout têm benefícios assegurados pela lei trabalhista

Segundo especialista, mediante avaliação de perícia médica, empregado pode se desligar indiretamente da empresa

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter