X

Saúde

Chocolate deixa de ser vilão e benefícios são apontados por pesquisas

Especialista destaca cuidados na hora de comprar e consumir. O chocolate meio amargo possui entre 40 e 55% de cacau, pouca quantidade de manteiga de cacau e açúcar

Publicado em 16/04/2014 às 12:39

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Pesquisas indicam que sete entre 10 brasileiros consomem chocolate. Essa estatística aumenta até 25% em ocasiões como Páscoa, Inverno, Dia dos Namorados e Natal.

Segundo a nutricionista do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe) Gislene Malta, há diferentes tipos de chocolate e cada um com efeito peculiar.

· Chocolate branco - não tem cacau na sua composição e tem mais açúcar e gordura.
· Chocolate ao leite - é o preferido do consumidor, tem alguma quantidade de cacau, leite e açúcar.
· Chocolate meio amargo - possui entre 40 e 55% de cacau, pouca quantidade de manteiga de cacau e açúcar.
· Chocolate negro ou amargo - é o que tem mais cacau, entre 60 e 85%, menos açúcar e gordura.

“Pode-se presumir que o mais indicado é o que apresenta maior quantidade de cacau, porque ele é o responsável pelos benefícios atribuídos ao alimento. Contém alto teor de flavonóides e antioxidantes, que reduzem riscos de doenças cardiovasculares”, afirma Gislene.

Pesquisas indicam que sete entre 10 brasileiros consomem chocolate (Foto: Divulgação)

Segundo a profissional, o chocolate também possui substâncias bioativas, além dos flavonóides, e a sinergia desses componentes podem ser responsáveis pelos benefícios observados.

“O consumo diário do chocolate amargo, por exemplo, reduz a pressão arterial e o colesterol, o que previne a doença cardiovascular”, ressalta.

Recentemente, pesquisam deram uma reviravolta na questão do consumo do chocolate. A revista americana “Archives of Internal Medicine” publicou um estudo com 1.081 pessoas de 20 a 85 anos que consumiam o produto regularmente e, apesar de não seguirem dieta alimentar, mantinham os índices de massa corpórea sem aumento de peso.

A nutricionista citou ainda um artigo publicado em 2013 no “Journal of Psychopharmacology” que atribui ao chocolate à sensação de prazer e bem-estar.

“Embora seja um dado empírico, os compostos polifenóis têm uma afinidade aos receptores do humor, significando que sua ingestão pode iniciar um efeito calmante.”

No caso dos portadores de diabetes, a profissional recomenda o consumo do chocolate diet, composto por pasta e manteiga de cacau, leite em pó, sorbitol e adoçante (usados em substituição ao açúcar).

Contudo, o valor calórico é maior porque há mais gordura em sua composição. Também cita os chocolates a base de soja para intolerantes à proteína de leite e/ou lactose.

“É preciso ressaltar que, apesar dos benefícios citados, o chocolate deve ser consumido com moderação por qualquer pessoa. Não se deve ultrapassar os 30 gramas por dia, pois é um alimento com alto teor de gordura”, adverte Gislene.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Baixada Santista confirma sétima morte por dengue

A vítima é uma mulher de 49 anos, que morreu no último dia 3

Santos

Pacientes com câncer estão tendo cirurgias suspensas em Santos

Denúncia foi feita pela vereadora Audrey Kleys (Novo) durante a 22ª Sessão Ordinária da Câmara de Santos nesta terça-feira (23)

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter