Campanha da Tuberculose tem início nesta segunda-feira (2), em Santos

A mobilização, que prossegue até o dia 15, faz parte da campanha de prevenção e combate à doença realizada em todo o Estado de São Paulo em razão do Dia Mundial da Tuberculose

Comentar
Compartilhar
28 FEV 201512h17

Unidades da rede municipal de saúde atuam, a partir de segunda-feira (2), na busca ativa por pacientes com suspeita de tuberculose em Santos. A mobilização, que prossegue até o dia 15, faz parte da campanha de prevenção e combate à doença realizada em todo o Estado de São Paulo em razão do Dia Mundial da Tuberculose — celebrado em 24 de março.

Cartazes e panfletos com alertas e sintomas já estão disponíveis nas policlínicas, unidades de saúde da família, prontos-socorros e nos centros de referência e de atenção especializada do Município. As unidades particulares também são estimuladas a participar da mobilização.

A proposta é questionar todos os pacientes que procuram atendimento médico-hospitalar sobre a persistência de tosse por mais de três semanas — considerada um dos principais sintomas da doença.

Unidades da rede municipal de saúde atuarão na busca ativa por pacientes com suspeita de tuberculose (Foto: Divulgação)

Específicas

Além da abordagem intensificada, algumas unidades promoverão ações específicas. A policlínica da Aparecida contará com estande na Praça Abílio Diniz Paz, em frente à unidade, ampliando a abordagem fora do ambiente ambulatorial; já na policlínica do Centro Velho, funcionários desenvolverão um trabalho de busca à população em situação de risco.

Pessoas com sintomas serão encaminhados para recolher amostras de escarro (o resultado sai em duas horas). Em caso positivo, será dado início ao tratamento.