X

Saúde

Campanha da Tuberculose tem início nesta segunda-feira (2), em Santos

A mobilização, que prossegue até o dia 15, faz parte da campanha de prevenção e combate à doença realizada em todo o Estado de São Paulo em razão do Dia Mundial da Tuberculose

Publicado em 28/02/2015 às 12:17

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Unidades da rede municipal de saúde atuam, a partir de segunda-feira (2), na busca ativa por pacientes com suspeita de tuberculose em Santos. A mobilização, que prossegue até o dia 15, faz parte da campanha de prevenção e combate à doença realizada em todo o Estado de São Paulo em razão do Dia Mundial da Tuberculose — celebrado em 24 de março.

Cartazes e panfletos com alertas e sintomas já estão disponíveis nas policlínicas, unidades de saúde da família, prontos-socorros e nos centros de referência e de atenção especializada do Município. As unidades particulares também são estimuladas a participar da mobilização.

A proposta é questionar todos os pacientes que procuram atendimento médico-hospitalar sobre a persistência de tosse por mais de três semanas — considerada um dos principais sintomas da doença.

Unidades da rede municipal de saúde atuarão na busca ativa por pacientes com suspeita de tuberculose (Foto: Divulgação)

Específicas

Além da abordagem intensificada, algumas unidades promoverão ações específicas. A policlínica da Aparecida contará com estande na Praça Abílio Diniz Paz, em frente à unidade, ampliando a abordagem fora do ambiente ambulatorial; já na policlínica do Centro Velho, funcionários desenvolverão um trabalho de busca à população em situação de risco.

Pessoas com sintomas serão encaminhados para recolher amostras de escarro (o resultado sai em duas horas). Em caso positivo, será dado início ao tratamento.
 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Baixada Santista confirma sétima morte por dengue

A vítima é uma mulher de 49 anos, que morreu no último dia 3

Santos

Pacientes com câncer estão tendo cirurgias suspensas em Santos

Denúncia foi feita pela vereadora Audrey Kleys (Novo) durante a 22ª Sessão Ordinária da Câmara de Santos nesta terça-feira (23)

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter