A Ilha Porchat, em São Vicente (SP), é um dos cartões-postais mais conhecidos do litoral paulista / Divulgação/Prefeitura de São Vicente
Continua depois da publicidade
A Ilha Porchat, em São Vicente (SP), é um dos cartões-postais mais conhecidos do litoral paulista. Famosa pelo clube homônimo, o Memorial dos 500 Anos e suas casas com vista para o mar, a ilha é uma referência geográfica importante para os moradores locais.
Mas, por trás da fama atual, existe uma longa e pouco conhecida trajetória que atravessa séculos de história, e envolve até cobras, cabras e uma família suíça cujos descendentes ainda brilham na mídia brasileira.
Continua depois da publicidade
A ilha surgiu junto com a fundação de São Vicente, em 1532, servindo como ponto de observação para navegadores. No século XVIII, ficou conhecida como Ilha das Cobras, possivelmente por causa da fauna local ou de histórias populares.
No período colonial, a ilha foi vendida a um português que criava cabras, passando a ser chamada de Ilha das Cabras. Essa fase marcou a transição do uso da ilha, de estratégico para rural.
Continua depois da publicidade
No século XIX, a propriedade foi adquirida pela família Porchat, liderada por Henri Porchat, suíço de Genebra. Desde então, a ilha mantém o nome, mesmo após mudanças de posse.
Qual é a origem do nome da Ilha Porchat?
Entre os descendentes da família estão o ex-deputado Fábio Ferrari Porchat de Assis e o humorista Fábio Porchat.
Continua depois da publicidade
Durante o século XX, a Ilha Porchat consolidou-se como um dos locais mais valorizados da região. Foi lar de duas discotecas famosas, além de ter sido o cenário da lendária festa Mares do Sul, um dos carnavais mais comentados do Brasil nas décadas passadas.
Além do lazer, a ilha passou a abrigar também o Memorial dos 500 Anos, construído em comemoração ao quinto centenário do descobrimento do Brasil. O mirante com vista para o mar se tornou um dos pontos turísticos mais visitados de São Vicente.
Continua depois da publicidade