Você sabe?

Qual é a origem do nome da Ilha Porchat?

Sim, a Ilha Porchat, em São Vicente, tem sim relação com o humorista Fábio Porchat

LG Rodrigues

Publicado em 08/08/2024 às 18:25

Compartilhe:

Ilha Porchat, em São Vicente / Prefeitura de São Vicente / Divulgação

Icônica por seu clube, longa história e pelo Memorial dos 500 Anos, a Ilha Porchat se tornou, rapidamente, em uma referência geográfica tão importante para São Vicente quanto os canais são para Santos. Mas você já parou para pensar sobre a origem do nome?

Para chegar ao 'batizado' mais recente da ilha, entretanto, é necessário pegar um 'leve' desvio de alguns poucos séculos. Apesar de nem todo mundo saber, a Ilha Porchat foi durante muito tempo como uma espécie de ponto de referência para a entrada da vila fundada por Martim Afonso e já foi chamada, por volta do século XVIII, de Ilha das Cobras. Anos mais tarde, entretanto, ela foi vendida a um português que começou a criar caprinos no local. Devido a isso, a ilha deixou de ser 'das cobras' para passar a se chamar de 'Ilha das Cabras'.

Mas foi apenas no século XIX que ela passou a receber seu nome atual. A Ilha Porchat ganhou seu nome após a terra ter sido negociada, e eventualmente vendida, para a família Porchat, extremamente conceituada e, à época, chefiada por Henri Porchat, que era de Genebra, trisavô do ex-deputado estadual, escritor, roteirista e empresário Fábio Ferrari Porchat de Assis, e tataravô do humorista, roteirista e ator Fábio Porchat. 

Apesar dessa relação com a família de um hoje ícone da televisão brasileira, a ilha, eventualmente, foi vendida mais uma vez, porém manteve seu nome. O local acabou se tornando um ponto clássico da cultura caiçara, tendo abrigado, também, duas discotecas e recebendo o 'Mares do Sul', uma das mais populares festas carnavalescas do Brasil.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Zoonoses do Litoral de SP abre agendamento para castração gratuita de animais

Município está disponibilizando 200 vagas

Cotidiano

Rios voadores estão trazendo fumaça das queimadas para o litoral de SP; entenda

Se você olhou para o céu nesta quinta-feira (12), provavelmente notou uma névoa de tom acinzentado. Saiba mais detalhes

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter