São Vicente

SV: prefeito Kayo Amado esclarece andamento da Fase 3 do VLT em live; assista

Chefe do Executivo vicentino explicou detalhes dos trâmites burocráticos para evitar interpretações erradas

Da Reportagem

Publicado em 05/03/2023 às 07:00

Compartilhe:

Kayo esclareceu algumas informações divulgadas recentemente por veículos de imprensa especializados em transporte / Nair Bueno/DL

O prefeito de São Vicente, Kayo Amado, usou as redes sociais nesta sexta-feira para explicar os próximos passos do projeto da Fase 3 do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que cruzará a Ponte dos Barreiros e se estenderá até o Samaritá.
 
Em live transmitida da cabeceira da ponte, Kayo esclareceu algumas informações divulgadas recentemente por veículos de imprensa especializados em transporte, que noticiaram a revogação de um edital de licitação da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU). Trata-se de um ajuste promovido pela empresa, para tornar o processo de escolha da empresa e início dos trabalhos mais rápido.
 
"Antes que o assunto vire uma fake news, decidi vir aqui esclarecer, para passar a informação verdadeira e de qualidade. A Fase 3 do VLT é dividida em dois momentos, com duas licitações. Uma é a licitação que vai cuidar da reforma da parte ferroviária da Ponte dos Barreiros, com construção de ciclovia e duas linhas para a passagem das composições do VLT. O outro momento é a licitação para a construção que sai da ponte e segue até o Samaritá, com as novas estações. Cada um desses momentos terá uma contratação, prazos e obras diferentes", explicou o prefeito.
 
Graças à finalização das obras da parte rodoviária da Ponte dos Barreiros (entregue em julho de 2022), a Prefeitura de São Vicente conseguiu avançar em licenças ambientais e documentos necessários que permitem licitar a parte ferroviária da estrutura por onde passará o VLT.

No dia 21 de janeiro deste ano, a EMTU publicou o Aviso de Licitação no Diário Oficial do Estado de São Paulo, oficializando o início da licitação para as obras da terceira fase do VLT na região.

Assista:

Os serviços preveem a construção de três novas estações do VLT na Área Continental: Ponte Nova, Quarentenário e Rio Branco, além do Terminal Samaritá ao final, com pátio de manobra.
 
A licitação da parte pós ponte, ou seja, a que trata exclusivamente da área que vai da cabeceira da Área Continental da Ponte dos Barreiros até o Samaritá, foi revogada pela EMTU, pois contemplava apenas a constratação de uma empresa para a elaboração do projeto executivo da obra. A EMTU entendeu que seria mais rápido e vantajoso lançar um novo edital, determinando que a empresa vencedora seja a mesma responsável por elaborar o projeto executivo e também execução da obra. A previsão da empresa metropolitana é que o novo edital seja lançado no início do segundo semestre, ainda dentro do cronograma.
 
"Em conversa com a EMTU, eles me explicaram que decidiram acelerar essa parte. Agora a licitação vai contemplar projeto e obra juntos. Isso é bom porque faz ganhar tempo, já que a mesma empresa terá condições de ir fazendo eventuais ajustes", comentou Kayo.
 
Já a outra licitação, referente à parte ferroviária da ponte, teve a data de abertura dos envelopes adiada do dia 14 de março para 19 de abril deste ano. As empresas interessadas em participar do certame enviaram ofícios à EMTU, pedindo mais detalhes e entendeu-se, então, a necessidade de ampliar o prazo para a apresentação das propostas. O edital segue, portanto, vigente.
 
"Licitação é isso mesmo. O importante é que o cronograma está mantido, tudo dentro do planejado. O assunto é burocrático mas venho aqui esclarecer para evitar informações deturpadas. Sigo mantendo conversas com o governador Tarcísio, com o vice Felício e com o secretário de Governo, Kassab", completou o prefeito Kayo Amado.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

No dia dos avós, veja qual signo mima mais os netos

Confira como são os avós de cada signo do zodíaco

PARIS 2024

Confira a agenda do vôlei brasileiro nos Jogos Olímpicos de Paris

O time brasil está representado pelas duas categorias

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter