São Vicente

São Vicente reinaugura escola onde jogador Neymar estudou

Atleta, inclusive, gravou um vídeo mandando um recado para os estudantes e agradeceu o reconhecimento

Da Reportagem

Publicado em 19/06/2024 às 19:19

Comentar:

Compartilhe:

Espaço foi batizado como 'Vai pra Cima Deles, Neymar Jr', contando com grafites e fotos alusivas ao jogador / Divulgação/PMSV

Na manhã desta quarta-feira (19), foi reinaugurada a Unidade Educacional (UE) Pastor Joaquim Rodrigues da Silva, em São Vicente (Náutica III), local onde o craque brasileiro, Neymar Jr, foi ex-aluno da unidade e é um dos nomes vinculados à história do local.

O atleta, inclusive, gravou um vídeo mandando um recado para os estudantes e agradeceu o reconhecimento."Fiquei muito honrado quando soube que receberia essa homenagem. São coisas assim que me dão mais força para seguir em frente. Tenho muitas memórias de São Vicente, da Náutica III. Joguei muita bola aí e fico orgulhoso demais pela lembrança. Espero que as novas gerações possam aproveitar esse lindo espaço, como eu aproveitei".

Reunindo ex-jogadores e eternos ídolos do Santos FC (Edu, Lima e Abel), familiares e ex-companheiros do astro, integrantes do Instituto Neymar Jr, autoridades políticas e do Santos, estudantes da UE e seus pais, a cerimônia oficializou a entrega da segunda Escola A da história da Cidade, conceito que padroniza as revitalizações das unidades com mais conforto, acessibilidade, sustentabilidade e tecnologia. A iniciativa visa, a longo prazo, transformar o futuro de São Vicente através de grandes intervenções nos equipamentos da Rede Municipal de Ensino. 

O evento ainda contou com desfile de gala dos alunos, protagonizando o lançamento dos uniformes dos Jogos Estudantis de São Vicente 2024 (Joesv), distribuição de kits de materiais esportivos - com bolas, coletes e demais materiais aos estudantes, e um espetáculo promovido pelo aluno da UE Pastor Joaquim, Gabriel Gomes, que, com seu violino, encantou todos ao tocar o Hino de São Vicente. Para encerrar, o mascote do Santos, Baleinha, e a Banda da AMEI Rei Pelé realizaram apresentação ao público.

Localizado no bairro Náutica III, a UE foi contemplada com uma nova e coberta quadra, cujo nome foi revelado durante a entrega. O espaço foi batizado como 'Vai pra Cima Deles, Neymar Jr', contando com grafites e fotos alusivas ao jogador. 

O objetivo, segundo o prefeito Kayo Amado, é inspirar as futuras gerações através do legado de um dos maiores jogadores brasileiros de todos os tempos. "Precisamos enaltecer e recordar o início tão desafiador de uma criança que passou por aqui, driblou os problemas e, hoje, dribla qualquer zagueiro que vem à frente. Em 2011, quando eu tinha 19 anos, um outro jovem de 19 (Neymar) marcou o gol de um título de Libertadores, deixando implícita a mensagem de que eu, um santista apaixonado, também podia conquistar o que sonhava. Hoje estou aqui. E essa é a mensagem que a gente quer propagar para as gerações futuras: elas podem alcançar! Aqui pisou alguém que, agora, pisa em qualquer lugar do Mundo".

A escola também passou por reforma geral, com climatização, implantação de telhas termoacústicas, revestimento interno e externo, troca de pisos e colocação de azulejos, novo paisagismo, pintura e intervenções nas redes elétrica e hidráulica. 

"O prefeito traçou um plano para a Cidade no qual a Educação era prioridade. Não é fácil. Não resolvemos tudo ainda. Mas hoje a gente pisa aqui e se depara com as mudanças. Estudei em uma escola parecida com o antigo Pastor Joaquim: com infiltração e péssimas condições. O que me motivou foi a mensagem passada pelos meus pais a mim, de que eu podia chegar onde eu quisesse. Hoje, eu quero que vocês captem isso: cada um aqui pode conquistar o que quiser. Quando pisarem nesta quadra, lembrem-se que podem chegar onde o menino Neymar chegou. Hoje eu olho para trás e, com tudo que constituí, posso afirmar: eu sou vitoriosa", discursou emocionada a secretária de Educação, Nivea Marsili. 

Revitalizado, o espaço agora está pronto para acolher os quase mil alunos da unidade. A diretora Débora Cristine recordou as adversidades encontradas no caminho devido à falta de estrutura na qual a escola se encontrava, e não conteve a emoção ao contemplar com os próprios olhos a transformação. "Estou presenciando hoje a realização de um sonho. Cheguei aqui em 2019. Chovia dentro da escola. Naquela época, eu sonhava com um local estruturado, salas iluminadas, climatizadas e com merenda digna. Há não muito tempo, chegamos a fazer vaquinha para uma única refeição dos novos alunos. Uniforme e material era apenas uma utopia. Hoje, eu choro porque tenho orgulho de dizer que vencemos tudo isso".

Investimentos

Principal ferramenta para transformar vidas, a Educação tem recebido históricos e inusitados investimentos em São Vicente nos últimos anos. Somam-se à revitalização da UE Pastor Joaquim Rodrigues da Silva a reestruturação de outras nove unidades municipais no padrão Escola A ; o lançamento do projeto e a inauguração de unidades em tempo integral, as AMEIs (Ambientes Municipais de Educação Integral); a aquisição de uniformes de verão e inverno pela primeira vez na história; a entrega inédita de materiais aos estudantes e kits especializados para alunos com deficiência; além da entrega de notebooks e equipamentos multimídia às unidades, disponibilizando aos professores mais mecanismos para preparação das aulas.

"A Educação transformou minha vida. Fez com que eu chegasse até aqui. Hoje vivo meu sonho graças a ela. O legado que queremos deixar é a educação de qualidade para as crianças. Fomos nós que começamos a entregar material e uniforme completo para os alunos e reformar de verdade as escolas. Era o básico que a gente não tinha. As escolas contavam com pessoas muito competentes, mas que não tinham estrutura para trabalhar, e, às vezes, tiraram do próprio bolso. Agora, os alunos, que antes olhavam para cima viam goteiras, veem ar-condicionados e projetores. Sabemos que a Cidade enfrenta problemas, mas a criança não pode esperar. Precisávamos agir imediatamente. Agora, estamos realizando mais um sonho. E não vamos parar por aí", concluiu o prefeito Kayo Amado.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Litoral de SP recebe local para consultas médicas a preços acessíveis; veja o local

Unidade oferecerá uma gama de especialidades, incluindo clínica geral

Cotidiano

Confira o resultado da Lotofácil no concurso 3153, nesta sexta (12)

O prêmio é de R$ 1.700.000,00

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter