X

São Vicente

São Vicente realiza quase 300 atendimentos no mutirão da saúde de sábado (11)

Ação foi desenvolvida na UBS Central, em alusão ao Março Lilás e em homenagem ao mês das mulheres

Da Reportagem

Publicado em 14/03/2023 às 14:45

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

58 pessoas atualizaram a carteira de vacinação, com prioridade para a vacina de HPV / Divulgação/PMSV

Promovido para atender mais mulheres, já que o número de exames foi ampliado pela Secretaria da Saúde (Sesau), e chamar a atenção para a prevenção ao câncer do colo do útero, o mutirão de saúde, realizado no sábado (11), na UBS Central, atendeu aproximadamente 300 pessoas que puderam fazer na hora o exame preventivo, teste para gravidez, vacinação e inserção de Implanon. A unidade registrou movimento intenso desde as primeiras horas de atendimento.

Ao todo, 58 pessoas atualizaram a carteira de vacinação, com prioridade para a vacina de HPV, que é a principal e mais eficaz vacina que protege contra infecções persistentes e lesões pré-cancerosas causadas pelo vírus HPV. A imunização contra a doença foi direcionada a jovens de 9 a 14 anos, que colocaram a vacina em dia. 

Mulheres com idades entre 25 e 64 anos puderam colher o preventivo, conhecido também como papanicolau. Foram 76 exames realizados  para detectar alterações nas células do colo do útero. Após o resultado do exame, essas mulheres terão prioridade no agendamento para o ginecologista.

Adolescentes que estudam na Cidade e que se inscreveram em formulário online divulgado pela Sesau em fevereiro, puderam fazer a inserção do contraceptivo subcutâneo Implanon, para evitar a gravidez precoce. Foram 71 dispositivos fornecidos, só neste sábado, para adolescentes de 15 a 17 anos. Além desses atendimentos, foram realizados também 71 testes de gravidez para o público que colocou o contraceptivo.

Quem não conseguiu ir ao mutirão, pode procurar qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS) ou Estratégia de Saúde da Família (ESF), de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, para agendar o exame preventivo, tomar a vacina que protege do HPV ou se cadastrar para receber o Implanon.

Nos próximos sábados, dias 18 e 25, a UBS Central estará aberta para outros mutirões, e para atender quem não consegue ir à unidade de saúde durante a semana.

Para Michelle Santos, secretária da Saúde, o mutirão foi um sucesso. “Foi lindo ver nossa unidade cheia, não só de pessoas, mas de carinho e cuidado. Nosso objetivo é acolher essas mulheres cada vez mais, porque sabemos que muitas não têm tempo para cuidar de si. Elas zelam pela casa, pelos filhos, pelo marido e não têm essa atenção para a sua saúde. Por isso, estamos colocando nossas equipes à disposição para proporcionar esse cuidado”.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

INVESTIGAÇÃO

Caminhoneiro é sequestrado e mantido refém após descarregar carga no Porto de Santos

Homem de 42 anos disse à Polícia Civil que um dos criminosos estava armado; caso é investigado e criminosos são procurados

Diário Mais

Tá chovendo? Veja dicas para aproveitar o final de semana em casa

O DL te mostra como curtir o sábado mesmo em casa

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter