X

São Vicente

GCM de São Vicente passa por capacitação sobre uso de tecnologias não letais

Curso foi realizado de 7 a 9 de março, em Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro

Da Reportagem

Publicado em 14/03/2023 às 13:36

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

As técnicas serão expandidas ao efetivo do Município, segundo a Prefeitura / Divulgação/PMSV

Visando proporcionar um atendimento ainda mais ágil e eficaz à população, a Guarda Civil Municipal de São Vicente (GCM-SV) marcou presença em uma capacitação para o uso de tecnologias não letais, realizada de terça a quinta-feira (7 a 9), na Condor Tecnologias Não-Letais, em Nova Iguaçu (RJ).

A iniciativa visa aprimorar as técnicas dos agentes de segurança e expandi-las ao efetivo do Município, tendo em vista que os alunos capacitados no Rio de Janeiro aplicarão o manuseio dos equipamentos a toda a corporação em São Vicente. 

"A experiência foi fundamental para a utilização adequada das tecnologias. Os recursos estão à disposição e cabe a nós utilizarmos da melhor forma. Isso possibilitará um atendimento mais qualificado e veloz à população", explica o comandante Rubens Goes. 

Além das guardas municipais, os encontros reuniram forças de segurança da esfera policial, como as polícias Militar (PM), Civil e Judiciária.

Inovação

São Vicente tem passado por uma reformulação no cenário da segurança pública, atrelando modernização e qualificação profissional. A atual administração, desde o início do mandato, entregou dez novas viaturas adaptadas ao uso policial à GCM - no início, apenas quatro estavam à disposição e todas sucateadas. 

Em setembro de 2022, foi inaugurado o Centro de Controle Operacional (CCO), com o primeiro sistema de monitoramento da história de São Vicente. O espaço integra profissionais da GCM, PM e Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), assegurando a fiscalização de pontos estratégicos por meio de 30 totens de segurança espalhados pelo Município. Os equipamentos totalizam 180 câmeras, funcionando 24h por dia, e possuem botão do pânico, no qual o indivíduo pode acionar os agentes de plantão e registrar eventuais demandas criminais. 

A reformulação no sistema de segurança não é feita somente de entregas, mas  também por meio da qualificação profissional. A GCM tem passado por capacitações constantes e vem trabalhando métodos preventivos para coibir a criminalidade. Recentemente, os agentes passaram por treinamentos do uso de arma de fogo, mecanismo que, em breve, estará à disposição do efetivo, a fim de oferecer ainda mais segurança aos vicentinos.

Além disso, os agentes agora contam com radiocomunicadores, aparelhos com sistema de geolocalização que facilitam e agilizam o atendimento das ocorrências no dia a dia.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

INVESTIGAÇÃO

Caminhoneiro é sequestrado e mantido refém após descarregar carga no Porto de Santos

Homem de 42 anos disse à Polícia Civil que um dos criminosos estava armado; caso é investigado e criminosos são procurados

Diário Mais

Tá chovendo? Veja dicas para aproveitar o final de semana em casa

O DL te mostra como curtir o sábado mesmo em casa

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter