X

São Vicente

São Vicente investe em melhorias nos eixos comerciais com acessibilidade e melhor estrutura

Reurbanização de dois dos principais polos comerciais da Cidade, o Centro e a Avenida Ulisses Guimarães busca fortalecer o comércio mais popular da Baixada

Da Reportagem

Publicado em 03/01/2024 às 18:22

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Iniciativa, além de alavancar a economia, visa conectar, com planejamento, setores como o desenvolvimento urbano, econômico, turístico e comercial / Divulgação/PMSV

São Vicente é caracterizada por ter o comércio mais popular e atrativo na Baixada Santista. Buscando criar novos mecanismos para impulsionar a economia da Primeira do Brasil, a Prefeitura vem reurbanizando dois dos principais eixos das áreas Insular e Continental: as vias  da Rua Martim Afonso (Centro) e  Av. Ulisses Guimarães (Rio Branco). A iniciativa, além de alavancar a economia, visa conectar, com planejamento, setores como o desenvolvimento urbano, econômico, turístico e comercial.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

O principal conceito para representar essa virada de chave promovida pela Administração Municipal no projeto é a requalificação dos espaços públicos e acessibilidade. Passeando pela Av. Ulisses Guimarães, a idosa Silvia Cavalcanti (moradora do Quarentenário), de 73 anos, notou o nivelamento entre via e calçada, que facilitou sua locomoção. “Só percebemos a importância quando passamos a precisar do recurso. Estou com dificuldade para me locomover já há alguns anos. Isso faz muita diferença. Às vezes preciso de ajuda para conseguir acessar a calçada. Aqui não passo mais por isso”, ressaltou.

Coberturas e calçadas do Centro - O ‘maior shopping a céu aberto da Baixada Santista’ tem recebido melhorias estruturais que estão o transformando no primeiro centro comercial totalmente acessível da região, com novas coberturas, calçadas com rampas e um projeto que tem como foco a inclusão. "Queremos que nosso shopping a céu aberto, o maior e mais frequentado da região, receba todos os públicos de braços abertos, com dignidade e respeito. Aqui será um espaço para todos!", ressaltou o prefeito Kayo Amado, que tem acompanhado de perto cada passo da obra.

Até o momento, as obras (que estão sendo divididas entre trecho das coberturas e passeio público) estão com percentual de conclusão em 32%.

As melhorias estruturais trarão mais segurança e atratividade ao trabalho dos lojistas e conforto aos frequentadores. Os serviços abrangem desde o cruzamento da Rua Martim Afonso com a Rua João Ramalho até a Praça João Pessoa, além da Rua Frei Gaspar, no trecho entre Rua Martim Afonso e Rua XV de Novembro. 

Além disso, o trecho entre as ruas João Ramalho e Frei Gaspar será estruturado para tornar-se um boulevard, contando, inclusive, com adaptação para via compartilhada (para passeio de pedestres e veículos).

Avenida Ulisses Guimarães - O polo comercial da Área Continental vem passando por uma verdadeira transformação, que já vem resultando em investimentos com a chegada de novos estabelecimentos. Com 2 km de extensão, a reurbanização da Avenida Ulisses Guimarães tem trazido um novo conceito à via, facilitando o acesso aos comércios e trabalhando o resgate da autoestima do vicentino. O projeto consiste na elaboração de um novo passeio público com mobiliário urbano.

“Tenho batido na tecla desde o início do meu mandato: tudo que houver na Área Insular, haverá na Área Continental. Tinha Fundo Social na Área Insular. Agora também tem na Área Continental. Tinha PAT na Área Insular. Agora também tem na Área Continental. Tem obra no eixo comercial da Área Insular. Tem também na Área Continental. Tudo isso trabalhando de maneira conectada. A Ulisses é uma via extremamente estratégica, onde são ofertados os principais serviços públicos na região. Nosso centro comercial da Área Insular precisava de adaptações. E o da Área Continental, também. Os resultados estão aparecendo”.

Segue percentual de cada serviços realizado:

- Execução de guias e sarjetas: 90%

- Concretagem das calçadas: 75%

- Execução do piso podo tátil: 67%

- Execução do piso intertravado: 68%

- Execução das faixas elevadas: 38%

"O projeto trará um novo ânimo pro local, com mais organização. Obviamente, um lugar mais bonito e organizado atrai mais gente para frequentar e, também, valorizar o local. Hoje temos lojistas muito tradicionais. Isso vai valorizar os pontos e, tende também, a trazer até novos interessados para o local", salienta o secretário de Comércio, Indústria e Negócios Portuários. 

Desenvolvimento Urbano - As transformações no Centro de São Vicente e na Avenida Ulisses Guimarães integram um pacote de infraestrutura que visa promover o desenvolvimento urbano em São Vicente, buscando impactar diretamente na vida do cidadão, fortalecendo comércio, turismo e geração de emprego. 

Somam-se às reurbanizações dos eixos comerciais obras turísticas como a da Nova Orla do Gonzaguinha e do Parque da Juventude, de mobilidade (Linha Vermelha e ciclovia da Avenida Antônio Emmerich), infraestrutura (canal da Avenida Eduardo Souto), entre outras.

"É um grande projeto para ressignificar o conceito que muitas pessoas têm de São Vicente. Todas essas melhorias no eixo centro-praia e demais pontos visam trazer cara nova à Cidade e despertar interesse no empresariado para que invistam em São Vicente. Não é apenas a reurbanização da Linha Vermelha, é a recuperação de um prestígio", concluiu Kayo Amado.

Confira o vídeo publicado sobre as obras no Instagram e Facebook.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Praia Grande

Ciclista morre após ser atropelada por carreta, em Praia Grande

Segundo informações de testemunhas, a vítima iria atravessar para o outro lado da via, quando aconteceu o acidente

Santos

Centro Temático de Cinema de Santos tem obras avançadas

Começa nesta semana a execução dos pilares de sustentação do primeiro pavimento

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter