X

São Vicente

São Vicente inaugura a quinta escola de período integral

AMEI Maria Lourdes Batista, no Parque São Vicente, atenderá cerca de 450 alunos com salas climatizadas, quadra coberta e oficinas extracurriculares

Da Reportagem

Publicado em 23/02/2024 às 20:47

Atualizado em 23/02/2024 às 21:38

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

No contraturno, os alunos poderão 'viajar' no mundo das atividades lúdicas por meio de tarefas extracurriculares, com oficinas de circo, inglês, judô, música, expressões artísticas, corpo e movimento e meio ambiente / Divulgação/PMSV

Um espaço moderno, acessível, climatizado e totalmente estruturado para que as crianças possam sonhar. Esse é o cartão de visitas do Ambiente Municipal de Educação Integral (AMEI) Maria de Lourdes Batista, a quinta escola de período integral de São Vicente, que, na manhã desta sexta-feira (23), foi inaugurada, dando início à programação do 'Dia E da Educação', que contemplará uma série de entregas no setor.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

 
Além de salas climatizadas, a unidade do Parque São Vicente (que atenderá cerca de 450 estudantes do 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental) conta com quadra coberta, salas multifuncionais para aulas de judô, jogos (como xadrez e dama), leitura e gravação de podcasts.

No período da manhã, serão aplicadas as aulas das disciplinas de ensino básico. No contraturno, os alunos poderão 'viajar’ no mundo das atividades lúdicas por meio de tarefas extracurriculares, com oficinas de circo, inglês, judô, música, expressões artísticas, corpo e movimento e meio ambiente. Os estudantes receberão quatro refeições diárias reforçadas (café da manhã, lanche matutino, almoço e lanche da tarde).
 
O prefeito Kayo Amado reforçou o compromisso da Administração Municipal em proporcionar condições dignas de estudo às crianças do Parque São Vicente e de todos os bairros da Cidade. “Lugar de criança é na escola, estudando, brincando, praticando esporte. Investimos muito na educação no presente para mudar o futuro. Eles vão crescer em uma outra realidade, com mais recursos. Tudo isso é para transformar a vida dos pequenos, para que possam ter um futuro melhor”.
 
A secretária de Educação, Niva Marsili, não escondeu a emoção ao contemplar mais uma entrega histórica. Ela brevemente ‘voltou no tempo’ e relembrou os tempos de infância. “Estudei em escola pública. Eu queria fazer dança, mas meus pais não tinham condições. O esporte e a cultura infelizmente ainda não são para todos, mas, aqui agora é. Teremos oficinas de circo, xadrez, judô e muito mais, porque eles têm direito!”.
 
Passeando pela unidade, o prefeito refletiu sobre o porquê da escolha pelas escolas em período integral. “Acabei de sair de uma sala de aula, e uma pequena virou e falou que aquele era o melhor lugar do mundo, o local favorito da vida dela. É isso que nos faz ter a certeza de que estamos no caminho certo, mudar a Cidade por meio da educação. Escola em tempo integral é mais refeição na mesa da criança. Escola em tempo integral é criança tendo acesso a esporte e cultura, e isso não era realidade em São Vicente. Começamos com a Rei Pelé, fomos para a Narizinho, Visconde e Emília e agora estamos aqui, no Parque São Vicente, com a Maria de Lourdes. Ou seja, cinco escolas, mais de 2 mil crianças em tempo integral. É isso que vai mudar o futuro de São Vicente: criança dentro da escola.
 
A cerimônia também contou com a entrega de material e uniforme escolar, com direito a desfile dos 'xodós' da unidade de ensino, apresentação da banda do Projeto Especial da Secretaria de Educação (Seduc) e o anúncio de mais uma aquisição inédita na rede municipal: kits de material para todos os professores da rede municipal, compostos por grampeador, corretivo, post-it, furador, canetinha, régua, pincel para quadro branco, cola bastão, caneta marca texto e agenda.
 
Homenagem - A AMEI é batizada em homenagem à líder comunitária e diarista, Maria de Lourdes Batista. Nascida em 1954, na cidade de Natal (RN), ela encarou o desafio de atravessar o Brasil rumo a São Vicente, onde constituiu uma família com cinco filhos. Ela faleceu em 2000, deixando seu legado de resiliência e luta contra o machismo. O filho, Luciano Batista, que já foi vereador de São Vicente e deputado estadual, não conteve a emoção ao presenciar a entrega do novo espaço em referência à mãe. “Isso é para mudar a sociedade no futuro. Histórico”.
 
Entregas

A inauguração da AMEI Maria de Lourdes Batista soma-se a uma série de entregas que visam transformar a Educação em São Vicente, buscando, com mais estrutura e equipamentos, proporcionar um futuro melhor para as crianças do Município. 
 
A atual gestão promoveu a aquisição inédita de material e uniforme escolar (com kits de verão e inverno), notebooks para os docentes, material inclusivo e equipamentos multimídia para as salas de aula. Além disso, a Administração Municipal deu início ao funcionamento das AMEIs e tem revitalizado dez escolas da Cidade, todas padronizadas com climatização, quadra coberta, acessibilidade e muito mais.
 
Além do prefeito Kayo Amado e da secretária Nivea Marsili, marcaram presença na cerimônia a vice-prefeita Sandra Conti, a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Thaynã Amado, os vereadores Benevan Souza, Castelinho, Higor Ferreira, Jailton Jatobá, Jefferson Cezarolli, Prof. Thiago Alexandre, Rodrigo Digão e Tiago Peretto, secretários municipais e demais autoridades.
 
A programação do Dia E da Educação segue com a entrega de material e uniforme à Creche Celso Eduardo, às 14h, e ao Complexo Monteiro Lobato, às 15h30.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Praia Grande tem novos pontos com radares e lombadas eletrônicas; veja onde

A velocidade máxima permitida nas lombadas eletrônicas será de 40km/h e nos radares de 60km/h

ESPORTE REGIONAL

Portuários Stadium reúne crianças e adolescentes com o ThaiKids em Santos

Evento acontece no próximo dia 27

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter