X

Aniversário

São Vicente comemora 490 anos com programação especial

No sábado (22), a Primeira Cidade do Brasil faz aniversário e a Prefeitura preparou diversas atividades, eventos e entregas para os moradores

DA REPORTAGEM

Publicado em 20/01/2022 às 09:40

Atualizado em 20/01/2022 às 10:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Em razão da pandemia, a Administração Municipal decidiu adiar a tão famosa Encenação da Fundação da Vila de São Vicente / Divulgação/PMSV

Janeiro é especial para São Vicente, já que é o mês de aniversário da Primeira Cidade do Brasil, que este ano completa 490 anos. 

Para comemorar a data, a Prefeitura preparou uma programação especial, repleta de atividades, eventos e entregas para a população. 

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Em razão da pandemia, a Administração Municipal decidiu adiar a tão famosa Encenação da Fundação da Vila de São Vicente, tendo em vista o aumento nos casos de Covid-19 em toda a Baixada Santista. 

Programação de Aniversário da Cidade de São Vicente - 490 anos: 
 

Quarta-feira (19) 

Nesta quarta-feira (19), o prefeito Kayo Amado deu início às festividades, entregando duas creches para os moradores do Parque das Bandeiras (Área Continental) e Vila Margarida (Área Insular). Com os equipamentos de educação, cerca de 400 crianças serão beneficiadas com um espaço novo, seguindo o padrão do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). 

Ainda nesta quarta (19),  300 crianças ganharam um presente: passaram a tarde no Diverland Park, parque de diversões montado no Itararé, com diversas atrações e brinquedos. A iniciativa foi organizada pelo Fundo Social de Solidariedade (FSS-SV) e um presente do parque para a comunidade 

Quinta-feira (20) 

São Vicente receberá a visita do vice-governador do Estado de São Paulo, Rodrigo Garcia.

Ao lado do prefeito Kayo Amado, e de demais autoridades, ele fará anúncios importantes para a Cidade, às 11h, na Praça Tom Jobim, no Gonzaguinha. 

Sexta-feira (21) 

O prefeito Kayo Amado vai inaugurar a nova iluminação da Avenida Nações Unidas, que recebeu 154 novas luminárias de led, substituindo as antigas de vapor metálico, gerando mais segurança, eficiência e economia, reduzindo em até 40% o consumo de energia. 

As melhorias vão impactar positivamente, não apenas os bairros Vila Margarida, México 70, Esplanada dos Barreiros e Parque Bitaru, mas também a vida dos vicentinos de outras regiões que utilizam a avenida diariamente. 

O Brisamar Shopping inaugura sua galeria de exposições com a mostra fotográfica “São Vicente e seus encantos”, produzida pelo fotógrafo Alexandre Malta, localizada no 3º Piso - Brisamar Shopping - Rua Frei Gaspar, 365, Centro, São Vicente.

Sábado (22) 

8 horas - Hasteamento da Bandeira de São Vicente, no alto do Morro dos Barbosas; 

10 horas - Missa na Igreja Matriz; 

11 horas - Procissão até o Paço Municipal (Rua Frei Gaspar, 384 - Centro); 

12 horas - Cerimônia no Paço Municipal - Dia de São Vicente Mártir 

12h15 - Visita do Príncipe Imperial do Brasil, Dom Bertrand de Orleans e Bragança, ao prefeito Kayo Amado, no Paço Municipal; 

15 horas - Hasteamento de bandeiras - Área Continental, com benção ecumênica à Cidade de São Vicente - Subprefeitura da Área Continental (Av. Dep. Ulisses Guimarães, 211 - Jardim Rio Branco); 

15h30 - Walking Tour dos 490 anos de São Vicente - Parque Cultural Vila de São Vicente, na Praça João Pessoa, em frente à Igreja Matriz;

16h30 - Inauguração do Fundo Social de Solidariedade da Área Continental - Avenida Ulisses Guimarães, 181 - Jardim Rio Branco. 

Secretaria de Cultura, Esportes e Cidadania (SECEC) 

Também no dia do aniversário (sábado, 22), a Secretaria de Cultura, Esportes e Cidadania (SECEC) preparou diversas atividades nas áreas Insular e Continental. Confira: 

ÁREA CONTINENTAL 

9h às 16h - Exposição dos alunos de cursos artísticos da Secec na Subprefeitura - Jardim Rio Branco 

13h às 15h - Aula de muay thay, boxe, ginástica, karatê e fit dance - Jardim Rio Branco 

13h30 - Roda de capoeira - Praça dos Ambientalistas - Jardim Rio Branco 

14h - Sessão de teatro - Praça dos Ambientalistas - Jardim Rio Branco

ÁREA INSULAR 

14h às 18h - Mostra de artesanato da Feira de Fios e da Calunga MIX - Praça 22 de Janeiro - Gonzaguinha 

15h às 18h - Aula de funcional, karatê, remada e roda de capoeira - Praça Tom Jobim - Gonzaguinha 

15h - Apresentação dos alunos da Secec (Jazz e dança contemporânea) Praça Tom Jobim - Gonzaguinha 

15h30 - Aula de zumba e alongamento - Praça Tom Jobim - Gonzaguinha 

16h - Apresentação de capoeira - Praça Tom Jobim - Gonzaguinha 

16h30 - Sessão de teatro - Praça Tom Jobim - Gonzaguinha 

17h às 18h - Apresentação de motocicletas - Praça Tom Jobim - Gonzaguinha

Domingo (23) 

Cerca de 300 atletas participam da tradicional prova de natação em águas abertas "Travessia Martim Afonso de Sousa". A concentração da prova é às 7h30, com a primeira largada às 9 horas, Praia dos Milionários. A chegada é na Biquinha. 

A Cidade irá sediar o II Encontro de Motorhomes e Trailers da Baixada Santista, que acontece neste domingo (23), das 9h às 15h - Avenida Dr. Eduardo Dias Coelho, 687, na Náutica III

Sábado (29)

São Vicente sedia uma competição de barco à vela, na orla da Cidade. 

Vem mais por aí

Outros anúncios e entregas ocorrerão ainda em janeiro, o mês que marca o aniversário de São Vicente, a Primeira Cidade do Brasil. 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Coluna

Professores de Santos lutam por reajuste salarial e outros assuntos

Comissão da Câmara dos Deputados aprova projeto de lei que prevê transporte porta a porta gratuito para pessoas com severa dificuldade de locomoção

Em breve!

Hospital Pediátrico da Zona Noroeste de Santos ficará pronto em 15 meses

O hospital terá seis pavimentos.  Ainda será erguida uma escola, uma quadra poliesportiva e um campo de futebol

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter