X

São Vicente

São Vicente adota medidas para identificar pessoas que não tomaram vacina contra a Covid

Comprovante de vacinação será obrigatório nos serviços de saúde; acompanhantes de pacientes internados também devem apresentar o documento

Da Reportagem

Publicado em 13/08/2021 às 19:02

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Município exigirá comprovante de vacinação para pacientes e acompanhantes em postos de saúde da Cidade / Divulgação/PMSV

A partir de segunda-feira (16), todos os usuários dos serviços de saúde de São Vicente devem apresentar a carteira de vacinação contra a Covid-19 nos locais onde recebem atendimento. Os acompanhantes de pacientes internados nos serviços de saúde deverão fazer o mesmo. A determinação foi ratificada por meio de duas ordens de serviço (OS) emitidas nesta sexta-feira (13), pela Secretaria da Saúde (Sesau).

A OS 004/2021 estabelece que o servidor público deve solicitar ao usuário do serviço a apresentação do documento de vacinação contra a Covid-19 para permitir o acesso aos locais que prestam serviços aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). 

A outra medida, determinada pela OS 005/2021, obriga a apresentação do cartão de imunização contra a Covid-19 de acompanhantes de pacientes internados nos serviços de saúde. 

Nos dois casos, o comprovante de vacinação será solicitado às pessoas que, de acordo com a faixa etária, estejam com a vacinação completa, seguindo o Plano Nacional de Vacinação do Ministério da Saúde.

Vale ressaltar que a obrigatoriedade cabe ao servidor em solicitar a caderneta de vacinação. No entanto, o socorro não será negado a quem não apresentar o documento atestando que tomou as doses da vacina.

As medidas visam minimizar a disseminação do vírus entre os pacientes, acompanhantes e trabalhadores, enquanto perdurar a Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN), declarada em decorrência da pandemia causada pelo coronavírus SARS-COV-2.  

Nos documentos, fica estabelecido que a determinação não elimina a obrigatoriedade do uso de máscara cobrindo nariz e boca, nos locais que prestam serviço de saúde aos usuários.  

“A intenção dessas deliberações é identificar as pessoas que não tomaram a segunda dose da vacina, além de conter a disseminação do vírus nas unidades de saúde. A Secretaria da Saúde trabalhou exaustivamente, com planejamento e dedicação, para fazer uma campanha de vacinação ágil e organizada, para que a população de São Vicente fosse imunizada o mais rápido possível. Infelizmente, ainda temos pessoas que não tomaram a segunda dose da vacina e essas ações vão conseguir detectá-las, ou mesmo quem não tomou sequer a primeira dose. Com isso, vamos ampliar a imunização na Cidade e reduzir a circulação do vírus”, declara Michelle Santos, secretária de Saúde.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Moto furtada é encontrada em Mongaguá

Crime aconteceu no dia 28 de abril

Cotidiano

Laboratório de química de escola pega fogo em Santos

As aulas já tinham sido encerradas no momento do incidente e ninguém ficou ferido, porém materiais foram danificados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter