18 de Setembro de 2024 • 22:34
As aulas de natação servem para trazer mais facilidade de movimento aos alunos como forma de ensino e tratamento / Divulgação/PMSV
Na última sexta (15), a Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer (Sespor), iniciou mais um projeto de auxílio e acolhimento para as pessoas com deficiência (PCDs). As aulas de natação servem para trazer mais facilidade de movimento aos alunos como forma de ensino e tratamento.
A professora Áurea Porto, que já está acostumada a dar aulas para PCDs, explica a importância da natação para a evolução dos alunos que participam. “Por ser dentro da água, ela proporciona igualdade entre os corpos, além da liberdade de movimentos. Ajuda as pessoas com dificuldade em mobilidade, além da sensação de relaxamento”.
Já Beatriz Dantas Menezes, que é deficiente visual de um olho e apenas 15% da visão do outro, explicou seus sentimentos como aluna do projeto. “A natação é como uma terapia para mim, faz bem para minha saúde e minha mente. Me ajudou com a socialização, fiquei menos tímida para conversar com as pessoas".
Marco Antônio Fajardo, coordenador da pasta de Esportes e Lazer para pessoas com deficiência, explicou como será a dinâmica do curso. “Temos duas professoras em horários diferentes, mas isso ainda é pouco para a demanda que provavelmente teremos. Então, as avaliações do nível de conhecimento de cada aluno são importantes para podermos montar as turmas”. Por enquanto, as aulas serão nos horários das 8h, 9h, 10h e 11h, mas podendo ser estendidas até às 17h.
Para participar, a Sespor indica que os interessados apresentem laudos, exames e a condição dos alunos para os professores, que irão avaliar junto a um fisioterapeuta quais os exercícios aquáticos necessários para cada. É necessário levar RG, comprovante de residência e foto 3x4 para fazer a inscrição.
As aulas têm duração de 45 minutos, e serão no Complexo Esportivo e Cultural Manoel Alves Barreto (Avenida Martins Fontes, 745, Catiapoã).
Cotidiano
Rios voadores estão trazendo fumaça das queimadas para o litoral de SP; entenda
Fumaça das queimadas impacta o litoral de SP e nevoeiros vão continuar, diz especialista
Litoral de SP pode ser atingido por nevoeiros das queimadas da Amazônia? Entenda
Diário Mais
As partículas e fibras deste material aumentam os riscos de morte por AVC e infarto
Cotidiano
Oportunidades de emprego atendem profissionais com ou sem experiência e para toda as regiões do Brasil