X

IMPORTANTE

Em São Vicente, drive-thru da Prefeitura coleta 100 Kg de resíduos eletrônicos

Ação da Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Animal (Semam) teve o objetivo de conscientizar sobre o descarte correto do lixo eletrônico na Cidade

Da Reportagem

Publicado em 29/11/2021 às 14:40

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Os dois pontos de coleta drive-thru foram distribuídos pela Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Animal / Divulgação

Rádios, TVs e peças de computador. Esses são exemplos de alguns dos itens que compõem os 100 quilos de resíduos eletrônicos coletados em São Vicente, no sábado (27), em ação realizada nas áreas Continental e Insular.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Os dois pontos de coleta drive-thru foram distribuídos pela Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Animal (Semam), em parceria com a Green Eletron, entidade gestora responsável por fazer a destinação correta dos resíduos.

Segundo um relatório da Universidade das Nações Unidas, o Brasil descartou, apenas em 2019, mais de 2 milhões de toneladas de resíduos eletrônicos, sendo que menos de 3% disso foram reciclados. Com isso em pauta, a ação teve como objetivo educar e conscientizar a população vicentina sobre o tema.

O secretário adjunto de Meio Ambiente, Mário Bueno, afirma que eventos como esse representam o esforço de São Vicente para solucionar o problema do descarte incorreto. “Estamos lutando para que os municípios sejam ouvidos e participem ativamente nos acordos setoriais de logística reversa no Brasil. A Semam vem agindo de forma contundente na gestão de resíduos sólidos e contamos com a colaboração da população.”

RECICLAGEM.
O lixo eletrônico, REEE ou e-lixo, é um dos desafios da gestão de resíduos em todo o planeta, já que o número de dispositivos desse tipo cresce a cada ano.

Além de sobrecarregar os aterros sanitários, os componentes químicos são prejudiciais ao meio ambiente, caso descartados e manuseados de forma incorreta, com potencial de contaminação do solo e de cursos d’água. 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Turista é arrastado por correnteza na Praia do Tombo, em Guarujá

Os guarda-vidas estavam em outra extremidade da praia no momento do ocorrido.

Diário Mais

Melhor pizzaria da América Latina está em São Paulo; saiba qual

Ranking com 50 as melhores pizzarias do Brasil e dos países vizinhos tem oito pizzarias na Capital Paulista; confira a lista completa

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter