X

São Vicente

Demolição do Crei marca início de nova era da saúde em São Vicente

Antiga unidade de urgência e emergência dará lugar à nova UPA Central

Da Reportagem

Publicado em 02/01/2024 às 19:47

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Processo de demolição e limpeza do espaço será concluído em cerca de 180 dias / Divulgação/PMSV

O ano começou com um ato histórico em São Vicente. Nesta terça-feira (2), às 11h, o prefeito Kayo Amado deu início ao processo de demolição do Crei. Simultaneamente ao início da demolição, o chefe do Executivo assinou o autorizo para a construção da nova UPA Central da Cidade, que será construída no lugar da antiga rede de urgência e emergência. A ação marca o início das entregas de aniversário do Município.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

 
O processo de demolição e limpeza do espaço será concluído em cerca de 180 dias. Posteriormente, será viabilizado o início das obras da UPA Central, nova rede de urgência e emergência, que, com uma estrutura moderna, atenderá com dignidade às necessidades do vicentino. 
 
O montante necessário para a construção da unidade foi adquirido graças a constantes tratativas do prefeito com o Governo do Estado, que destinou, então, o recurso de R$16 milhões. A estimativa é de que o novo equipamento seja entregue em cerca de dois anos.
 
O prefeito Kayo Amado recordou as dificuldades encontradas no início da gestão, e salientou os esforços para proporcionar uma nova saúde a São Vicente. “São Vicente terá uma UPA para chamar de sua. Na Área Continental já entregamos o Pronto-Socorro do Rio Branco, que hoje é referência na Baixada. O sistema de saúde está dia a dia mais organizado, com o Hospital do Vicentino, o novo Cemesv (Centro de Especialidades Médicas de São Vicente), o Pronto-Socorro Central e muito que ainda está por vir. Parte do nosso desafio era recuperar a credibilidade de São Vicente. O morador da Área Continental tem visto de perto a diferença do PS do Rio Branco. Na Área Insular temos o PS central, que já é muito melhor do que o que se via no Crei. A UPA será histórica para o Município. Esse era o desafio proposto: entregar uma saúde digna ao morador, em todos os cantos da Cidade".
 
A cerimônia contou também com uma celebração promovida por lideranças religiosas da região, por se tratar de um local que lida diretamente com o salvamento de vidas.
 
Nova Saúde São Vicente - O início da demolição do Crei representa mais um avanço do programa Nova Saúde São Vicente, que visa reestruturar o atendimento da saúde pública da Primeira Cidade do Brasil, oferecendo um serviço digno ao cidadão, atrelando estrutura, tecnologia e qualificação profissional.
 
Desde então, grandes entregas marcaram a nova era da saúde no Município, como a inauguração do Hospital do Vicentino, que posteriormente foi contemplado com a sua ampliação, formando o Quarteirão da Saúde; o Pronto-Socorro do Rio Branco e o Centro de Especialidades Médicas de São Vicente. 
 
“Nós trabalhamos muito nesses três anos para que esse dia chegasse. Muita coisa teve que acontecer antes. Então, eu quero deixar aqui todo o meu prestígio aos funcionários que passaram pelo Crei”, comentou a secretária da Saúde, Michelle Santos.
 
Atendimento momentâneo - Para que o vicentino seja atendido com dignidade até que a demolição do Crei e posterior construção da UPA sejam concluídas, o Município está, desde sexta-feira (29), atendendo aos casos de urgência e emergência e demais atribuições no novo Pronto-Socorro Central, localizado na Linha Amarela (Avenida Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon, 425 - Vila Margarida). 
 
O prédio conta com sala de urgência e emergência, controle e repouso adulto e pediátrico, Raio-X, consultórios odontológicos, clínicos e pediátricos, postos odontológicos, sala para vacinas, sala de inalação, eletrocardiograma, assistência farmacêutica e almoxarife 24h, entre outros.
 
Além do prefeito e da secretária, marcaram presença a vice-prefeita Sandra Conti, os padres Thiago e Renan, o pastor Roberto Carlos, os vereadores Adilson da Farmácia, Prof. Thiago Alexandre, Tiago Peretto, Rodrigo Digão, Felipe Rominha, Jailton Jatobá, o deputado estadual Paulo Corrêa Jr, Bruno Maraccini (representando a deputada estadual Solange Freitas), o presidente da Associação Comercial de São Vicente (ACSV), Paulo César, a presidente do Lions Clube de São Vicente, Márcia Capelazzo, o coordenador da Adesaf, Bruno Nunes, Cap. Osmar Escochi Jr (representando Major Abreu, do 39º Batalhão da Polícia Militar), Rita Bulhões (conselheira municipal de saúde), secretários municipais e demais autoridades.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Variedades

No Posicionamento Feminino, saiba como ter mais autoridade e se comunicar melhor

Mentora de Posicionamento de Carreira aponta estratégias para mulheres se comunicarem de forma assertiva

Santos

12ª Semana da Cultura Caiçara de Santos começa neste sábado (11)

Evento este ano terá um espaço de arrecadação de alimentos para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter