X

São Vicente

Cartão-postal de cara nova: Nova Orla do Gonzaguinha será entregue este ano

Ponto turístico passa por remodelação completa para valorizar um dos cenários naturais mais bonitos da Baixada Santista

Da Reportagem

Publicado em 22/01/2023 às 08:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Alguns trechos já estão com serviços de acabamento em estágio avançado / Divulgação

Quem passa caminhando pelo Gonzaguinha já pode notar a diferença que a revitalização está trazendo no visual do local. Com o intuito de urbanizar, melhorando a vista de uma das orlas mais bonitas da região, alguns trechos já estão com serviços de acabamento em estágio avançado.
 
As instalações de pedras portuguesas na calçada, piso de concreto, confecção de mini guias e canteiros com plantas, são algumas mudanças de como vai ficar a revitalização.
 
Também está sendo reformado o primeiro píer em frente ao Largo Tomé de Souza, com as muretas praticamente concluídas. Além disso, já foi iniciada a demolição do piso para reformar o outro píer em frente a Praça Heróis de 32.
 
A nova estrutura vai contar com troca de luminárias com fiação subterrânea para evitar furtos, alinhamento e manutenção de postes.
 
A obra em detalhes
 
1ª Fase - Do início da Praça Menon (Rua Onze de Junho - Boa Vista) até a Rua Frei Gaspar, próximo ao restaurante Gaudio.
 
Os serviços, com 750 metros de extensão, contemplam os dois píers, canteiro central, calçada de pedestres sentido praia e residencial e o enrocamento (posicionamento de pedras para diminuir o impacto das ondas no calçadão).
 
As calçadas serão feitas com concreto e mosaico português, trazendo alta durabilidade, acessibilidade  e beleza. No canteiro central serão plantadas árvores e instalada uma praça com mobiliário urbano (mesas e cadeiras). A ciclovia e a pista também serão recuperadas.
 
Os dois píers serão completamente revitalizados, recebendo novos bancos e muretas com elementos vazados, com desenho moderno e fácil manutenção. Na lateral do píer, na entrada da praia, será instalado um chuveirinho para os banhistas.
 
Também serão instaladas lombo faixas (faixa elevadas), seguindo até a Avenida Presidente Wilson, trazendo melhor acessibilidade, já que ao longo da orla haverá diversos trechos com rampas de acesso.
 
Serviços em execução:
 
- Remodelação do calçadão da Orla do Gonzaguinha;
- Requalificação da Praça Tom Jobim;
- Novo espaço contemplativo e de lazer, com rosa dos ventos e fonte interativa;
- Espaço multiuso de atividades;
- Remodelação dos píeres da Orla do Gonzaguinha;
- Remodelação do paisagismo, passeio público, ciclovia e canteiros centrais;
- Novos mobiliários urbanos;
- Remodelação da Praça Heróis de 32, Praça Carlos Menon e Praça do Maçom

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

INVESTIGAÇÃO

Caminhoneiro é sequestrado e mantido refém após descarregar carga no Porto de Santos

Homem de 42 anos disse à Polícia Civil que um dos criminosos estava armado; caso é investigado e criminosos são procurados

Diário Mais

Tá chovendo? Veja dicas para aproveitar o final de semana em casa

O DL te mostra como curtir o sábado mesmo em casa

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter