São Vicente

Agentes de trânsito orientam condutores de veículos elétricos em São Vicente

A iniciativa busca ampliar o conhecimento da população sobre a legislação, promovendo um uso mais consciente dos equipamentos

Luna Almeida

Publicado em 23/05/2025 às 22:30

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Os agentes destacaram as principais características de cada tipo de veículo e suas permissões de circulação / Freepik

Continua depois da publicidade

Com foco na segurança e na boa convivência no trânsito, a Prefeitura de São Vicente realizou, na última terça-feira (20), uma ação educativa voltada aos condutores de bicicletas elétricas, patinetes e outros equipamentos de mobilidade individual. 

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A atividade, promovida pela Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), aconteceu nas ciclovias do Itararé e integra as ações do movimento Maio Amarelo.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Operação em Santos orienta ciclistas diariamente na orla da cidade

• Santos reforça regras para uso das ciclovias com operação educativa semanal

• Sabia que existem regras para descer a serra de bicicleta? Confira quais são

Durante a ação, agentes de trânsito abordaram usuários desses meios de transporte para esclarecer dúvidas e orientar sobre as regras de circulação previstas pelo Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN). 

A iniciativa busca ampliar o conhecimento da população sobre a legislação, promovendo um uso mais consciente dos equipamentos e, consequentemente, um trânsito mais seguro.

Continua depois da publicidade

Diferenças entre os veículos

Os agentes destacaram as principais características de cada tipo de veículo e suas permissões de circulação:

Bicicletas elétricas com pedal assistido, motor de até 1.000W e sem acelerador, podem circular normalmente em ciclovias, ciclofaixas e vias urbanas. Esses modelos atingem até 32 km/h e não exigem habilitação nem registro.

Patinetes elétricos e similares, com velocidade de até 32 km/h, também podem utilizar as ciclovias, desde que haja autorização do órgão de trânsito local.

Continua depois da publicidade

Já os ciclomotores – veículos com motor de até 50 cm³ ou 4.000W e velocidade máxima de 50 km/h – necessitam de habilitação (ACC ou categoria A), além de registro e licenciamento. Esses não podem circular em ciclovias.

Qualquer veículo com motor a combustão é enquadrado no mínimo como ciclomotor. Se ultrapassar os 50 km/h, passa a ser considerado motocicleta, sendo obrigatória a CNH categoria A.

Convivência e segurança no trânsito

A ação reforça a importância do uso responsável dos meios de transporte alternativos, que têm se tornado cada vez mais comuns nas cidades litorâneas. 

Continua depois da publicidade

A Semob destacou que as iniciativas educativas continuarão ao longo do mês, com o objetivo de reduzir riscos e garantir maior harmonia entre os diferentes tipos de condutores.

Em Santos, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) promove uma ação diária nas ciclovias da cidade, com a intenção de orientar os ciclistas sobre as regras de trânsito.

Movimento Maio Amarelo

O Maio Amarelo é uma campanha global de conscientização para a segurança no trânsito. Criado pela ONU em 2013, o movimento promove a redução de acidentes e incentiva atitudes mais seguras por parte de motoristas, ciclistas e pedestres. 

Continua depois da publicidade

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software