X

NOVIDADE

Vila Criativa em Santos ganha espaço com computadores e internet de uso gratuito

Sala com 16 computadores contará com monitores para orientar os usuários e poderá ser usado pela comunidade como coworking

DA REPORTAGEM

Publicado em 07/02/2023 às 20:09

Atualizado em 07/02/2023 às 20:12

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Vila Tech tem 16 computadores e poderá ser usada para pesquisas e coworking / Isabela Carrari/PMS

Poucos dias depois de completar quatro anos de funcionamento, a Vila Criativa da Penha (Rua Brigadeiro Newton Braga, 39, Saboó) ganhou um espaço tecnológico para a população frequentar cursos de informática e programação e usar computadores gratuitamente.

Trata-se da Vila Tech, sala com 16 computadores que contará com monitores para orientar os usuários e poderá ser usado pela comunidade como coworking (compartilhado para trabalho, estudos etc.), pesquisas na internet, entre outras atividades. 

As aulas de informática já começam nesta semana. Serão realizadas às segundas e quartas, das 14h às 15h30, e às terças e quintas, das 9h às 10h30, com 16 vagas por turma. Para participar, basta comparecer à vila com RG, comprovante de residência, comprovante de vacinação contra covid-19 e uma foto 3x4.

Estes mesmos documentos são exigidos para quem deseja usar o espaço gratuitamente. Basta leva-los à vila e fazer o cadastro.

INAUGURAÇÃO

O espaço foi entregue em cerimônia nesta terça-feira (7) com a presença do prefeito Rogério Santos, a vice-prefeita Renata Bravo, vereadores e a comunidade. Além de conhecer a Vila Tech, todos cantaram parabéns para a Vila Criativa e comemoraram com bolo e suco.

O prefeito destacou que a Vila Criativa foi pensada justamente para ser um espaço multiúso para a comunidade. “A Prefeitura administra, faz a zeladoria. Mas, a Vila Criativa é de vocês. Agora, com a Vila Tech, as pessoas poderão acessar a internet e se atualizar”, afirmou Rogério Santos, acrescentando que pequenos empreendedores também poderão usar o espaço para divulgar seus serviços.

De acordo a secretária de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo, Selley Storino, a Vila Tech contará com suporte do Parque Tecnológico de Santos para oferecer inovações e parceiros, como o Senac, para oferecer diversos cursos à população. “Esta é mais uma novidade das vilas criativas, este projeto que se tornou referência até para a Unesco”.

Inscrições abertas para aulas de dança, esportes e música

Inaugurada em 2 de fevereiro de 2019, a Vila Criativa da Penha conta com brinquedoteca, academia, salas multiúso para atividades de música, dança, arte e uma cozinha profissional equipada para aulas de gastronomia. A sala de cinema para 80 lugares e o ginásio poliesportivo completam o espaço.

Atualmente, cerca de 850 pessoas estão cadastradas para frequentar o lugar. A Vila Criativa oferece aulas de ginástica, ginástica rítmica, ginástica sênior, ritmix, dança de salão, muay thay, capoeira, futsal, basquete, musculação, zumba, ritmos sênior, ritmos, ritmos kids, pilates e violão. As inscrições estão abertas. Para participar, basta se inscrever com RG, comprovante de residência, comprovante de vacinação contra covid-19, uma foto 3x4 e atestado médico, de segunda a sexta das 9h às 12h e das 14h às 18h.

Angela Rodrigues é professora de pilates e zumba e atua desde a inauguração. Ela diz que é apaixonada pelas aulas e destaca a assiduidade e dedicação dos alunos. “É tudo de bom participar deste projeto!”.

Com 92 anos, Augusta Assis compareceu à cerimônia e contou, animada, que está começando na aula de ginástica sênior. “Iniciei agora, mas já estou adorando. É muito bom para a saúde. Recomendo a todos”.

MAIS DE CINCO MIL ATENDIDOS

Instaladas nos bairros de maior vulnerabilidade social (menor IDH), as 10 vilas criativas de Santos atendem atualmente mais de cinco mil pessoas com qualificação profissional e atividades culturais e de convívio social, fortalecendo as capacidades sociais, civis e políticas de grupos menos favorecidos. Inclusive, a experiência destes equipamentos  é destaque no livro ‘Cidades, Cultura, Criatividade: alavancando cultura e criatividade para o desenvolvimento urbano sustentável e crescimento inclusivo’, publicado pela Unesco em 2021.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

ATRAÇÃO NO LITORAL

São Vicente terá maior fonte interativa da Baixada Santista

Na noite desta sexta-feira (24) o novo equipamento foi acionado pela primeira vez

Diário Mais

Tá chovendo? Veja dicas para aproveitar o final de semana em casa

O DL te mostra como curtir o sábado mesmo em casa

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter