X

O REI DAS PADARIAS

Vereadores de Santos votam se pão de cará é patrimônio da cidade nesta terça

Projeto de lei quer tornar o pão de cará em patrimônio cultural e imaterial da cidade de Santos

Da Reportagem

Publicado em 16/05/2022 às 18:30

Atualizado em 23/05/2022 às 10:13

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O Pão de Cará poderá ser oficializado como patrimônio santista / Nair Bueno / Diário do Litoral

Existem muitas práticas, iguarias e curiosidades que só existem na cidade de Santos e no momento em que um destes patrimônios começa a cruzar as fronteiras do município os vereadores santistas debatem na Casa de Leis a possibilidade de tornar o irresistível pão de cará em patrimônio cultural e imaterial do município símbolo da Baixada Santista.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

O debate é fruto do Projeto de Lei 22/2022, de autoria de Benedito Furtado. O texto já foi discutido e votado de maneira positiva na primeira discussão, que ocorreu na 27ª sessão ordinária, ocorrida na última quinta-feira (12), mas o material voltará a debate na próxima terça-feira (17), quando será realizada a segunda e última discussão.

Funcionária exibe belos pães de cará na panificadora Rainha do Embaré (Foto: Nair Bueno/DL) Funcionária exibe os belos pães de cará da panificadora Rainha do Embaré, no Canal 4, em Santos (Foto: Nair Bueno/DL)

“Quando eu apresentei o projetinho do pão de cará não apresentei porque eu quisesse, duas pessoas que me pediram, uma delas foi quem faz o melhor pão de cara de Santos, e aqui eu tenho como testemunha o vereador Sérgio Santana, que é um companheiro nosso. Não vou nem citar nomes para os outros não ficarem com ciúmes, mas fica ali perto da Rua Almirante Tamandaré numa padaria que ainda faz o pão em forno à lenha, eu acho que a única que ainda faz em forno a lenha, mas eu queria dizer o seguinte: o pão de cará de Santos, hoje, quantas são as famílias que vêm de São Paulo, vêm do interior, e até de fora do Estado, e se deparam ao tomar um café aqui com o pão de cará e acaba, não só gostando como pedindo via correio, as pessoas levam para São Paulo, levam para o interior, levam para todos os lugares fora da cidade de Santos”, afirmou Benedito na primeira discussão.

O parlamentar ainda criticou quem não compreende a importância da tramitação de projetos culturais na Câmara dos Vereadores de qualquer cidade e o pão de cará se tornou merecedor de tal honraria.

“É uma iguaria santista que está se espalhando pelo Brasil. Como é feito, do que é feito, isso pouco importa. Hoje o pão de cará faz parte [da rotina], eu, por exemplo, compro todos os dias. Cada região brasileira tem uma cultura diferente tem seus pratos diferentes e valorizam”, conclui.

O projeto de lei, caso aprovado novamente pelos vereadores nesta terça-feira, ainda deverá ser enviado ao prefeito Rogério Santos nas semanas seguintes, que deverá dar sanção ou veto ao texto. A sessão ordinária poderá ser acompanhada pelas redes sociais como Facebook e Youtube da Câmara dos Vereadores.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Troca de tiros em Praia Grande deixa um ferido

O caso aconteceu na área de mata do bairro Quietude, próximo da Rua Amilca Esteves

Polícia

Procurado por furtos a condomínios de luxo em Santos é preso

O suspeito foi apontado como um dos participantes de furtos em apartamentos no Gonzaga, Boqueirão e Embaré em 2023

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter