X

Corretores de Café

Vandalizada, estátua segue 'guardada' pela Prefeitura de Santos

Menos de um mês após a inauguração, o "corretor de café" teve as nádegas e as costas quebradas por vândalos

Nilson Regalado

Publicado em 08/04/2024 às 07:15

Atualizado em 08/04/2024 às 09:03

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Estátua feita em homenagem aos corretores de café segue guardada em Santos / Nilson Regalado / Diário do Litoral

Inaugurada em julho de 2012, a escultura em homenagem à categoria profissional dos corretores de café foi concebida pelo santista Daniel Gonzalez em fibra de vidro policromada. A obra com 1,90 metro de altura foi instalada no bulevar em frente à Bolsa Official de Café, no Centro Histórico de Santos. Porém, a obra sofreu vários atos de vandalismo.

Siga as notícias do Diário do Litoral no Google Notícias

Menos de um mês após a inauguração, o "corretor de café" teve as nádegas e as costas quebradas por vândalos. Só entre setembro de 2012 e abril de 2015, foram pelo menos seis ocorrências.

Uma das mãos chegou a ser arrancada junto com a réplica da lata onde os corretores carregam amostras de café. A imagem também foi perfurada em vários pontos.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Na tentativa de evitar novos danos, a Prefeitura preencheu o "corretor de café" com cimento e argila expandida, mas o vandalismo continuou acontecendo, mesmo com uma câmera de monitoramento da Guarda Municipal estrategicamente instalada na esquina das ruas XV de Novembro com Frei Gaspar.

Após o último ato de vandalismo, há cerca de um ano, a estátua foi removida e "guardada" pela Prefeitura. Outra cidade da Região que também ficou sem uma estátua foi Guarujá.

Desde então, a Administração Municipal "analisa o custo para o reparo" da peça. Santos possui 122 monumentos em homenagem a pessoas ilustres e fatos históricos.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Portadores de burnout têm benefícios assegurados pela lei trabalhista

Segundo especialista, mediante avaliação de perícia médica, empregado pode se desligar indiretamente da empresa

Itanhaém

Motorista de caminhão morre após bater veículo em mureta em Itanhaém

O corpo de bombeiros foi chamado e confirmou o óbito

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter